youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Adriano Diogo

Da Redação

Dez anos após a Comissão Nacional da Verdade (CNV) ter entregue o seu relatório com 29 recomendações, apenas duas foram completamente cumpridas pelo Estado brasileiro.

Em reportagem sobre o tema, a TV Cultura entrevistou o ex-deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP), que presidiu a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva.

Foi a primeira do País. Precedeu, inclusive, a Comissão Nacional.

Em entrevista à TV Cultura, Adriano Diogo denuncia mais uma vez a participação da Folha de S. Paulo em sua prisão por agentes da ditadura militar, em 17 de março de 1973.

Na época, Adriano era aluno de Geologia na USP e fazia parte do movimento estudantil.

No vídeo acima, Adriano resgata o momento da sua prisão, em 17 de março de 1973:

— E no sábado, dia 17 de março, nós voltamos para casa. Voltamos de dar aula. 

— Olhamos, estava tudo em paz.  Só tinha um carro da Folha de S. Paulo, um caminhão-baú da Folha de S. Paulo no borracheiro, em frente à minha casa. Os militares saíram do carro da Folha de S. Paulo e crau. Pegaram a gente.

— Eles me algemaram, me arrastaram pelas escadas, fui na garagem, eles me jogaram dentro do Opala, colocaram uma bomba na minha mão, me encapuzaram.

— Eu entrei no pátio da delegacia, já comecei a apanhar, apanhar, a tomar porrada.

 Aí, eles me tiraram o capuz, veio o Ustra [Carlos Alberto Brilhante Ustra] com revólver 45, muito nervoso.

–Ele tremia mais do que eu. E falava assim: ‘você sabe onde você está?’ Eu disse: ‘não tenho a mínima ideia’. Ele disse: ‘você está na antessala do inferno’.

Adriano foi levado para o DOI-Codi, o principal centro de tortura da ditadura militar em São Paulo, onde foi torturado pelo então major Carlos Alberto Brilhante Ustra. Ficou preso durante um ano e meio.

Com informações do VioMundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Nove deputados renunciam cargos em Brasília para assumir prefeituras

    Nove deputados renunciam cargos em Brasília para assumir prefeituras

    Entre eles, sete eram titulares e, dois, suplentes que estavam no exercício do cargo. Outros dois não precisaram renunciar, pois não estavam mais em exercício Abilio Brunini (PL), eleito em Cuiabá (MT), é um dos deputados federais que renunciam cargo para assumir prefeitura – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press) Nesta quarta-feira, 1º, nove deputados federais renunciaram aos…


  • 2025 começa com tensão entre Congresso e Supremo

    2025 começa com tensão entre Congresso e Supremo

    Bloqueio das emendas promete outros rounds entre Corte e Parlamento nos próximos dias, em nova escalada de embates dos Poderes. Planalto também é atingido, com aprovação de pautas-bomba e dificuldade para avançar em textos de seu interesse Votação na Câmara: ganha força na Casa o pacote anti-STF, série de propostas que tentam limitar o poder…


  • Brasil mandará representante para a posse de Maduro

    Brasil mandará representante para a posse de Maduro

    Mesmo com afastamento entre o presidente Lula e o líder venezuelano, governo decide enviar embaixadora para a cerimônia em Caracas Autoridades eleitorais proclamaram Nicolás Maduro reeleito, sem divulgação de detalhes da votação – (crédito: AFP) O governo brasileiro decidiu enviar um representante de fora do primeiro escalão para a posse do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em…


Os comentários estão desativados.