youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Os produtos serão produzidos com óleo de soja e sebo bovino. A estatal prevê US$ 11 bi de investimentos com foco na transição energética direcionados a iniciativas de baixo carbono

A Petrobrás assinou contrato para trabalhar com a tecnologia HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids), fornecida pela empresa Honeywell UOP. A estatal petrolífera vai produzir diesel 100% renovável (HVO) e Bioquerosene de Aviação – BioQav (SAF) a partir de produtos como óleo de soja e sebo bovino em Cubatão (SP), onde está a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). A unidade HEFA da RPBC será inédita no parque de refino da empresa. O Plano Estratégico da companhia presidida por Jean Paul Prates estima investimentos de US$ 11,5 bilhões com foco na transição energética direcionados a iniciativas de baixo carbono. Entre os projetos, estão duas plantas dedicadas para a produção de BioQAV e Diesel 100% Renovável.

“A iniciativa é um dos destaques do nosso Programa de BioRefino, crucial para entregarmos produtos com menos emissões de gases de efeito estufa, em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação”, enfatizou o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França. “Este é um marco importante na trajetória de descarbonização da Petrobras. Já adaptamos algumas de nossas refinarias com unidades de coprocessamento capazes de produzir o Diesel R5, composto de diesel mineral com 5% de óleo vegetal”.

A produção de BioQav é estratégica para a Petrobras uma vez que agrega valor ao parque de refino com processos mais eficientes e novos produtos, em direção a um mercado de baixo carbono. “O licenciamento desta tecnologia que será usada na unidade de Cubatão se soma a uma série de soluções que a Petrobras vem adotando para transformar seu parque de refino num parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo com menor pegada de carbono e a produção de combustíveis com conteúdo renovável. Dentro desta estratégia, esse projeto na RPBC é o primeiro visando a produção de bioquerosene de aviação e diesel 100% renováveis”, destacou o Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, Cesar Cunha.

A produção está atrelada aos compromissos assumidos pelas empresas de aviação com o CORSIA a partir de 2027. O CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) é o programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a redução e compensação de emissões de CO2 provenientes dos voos internacionais. Seu objetivo é garantir que as emissões sejam estabilizadas nos níveis observados em 2020, sem que o setor aéreo precise parar de crescer.

*Com informações divulgadas pela Agência Gov. 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.