“Cada foto, cada áudio, cada depoimento marca muito a gente”, disse a ministra
A família de Marielle Franco chegou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (31), para o segundo dia do julgamento dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, réus confessos pelo assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes, informa O Globo. A ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, Anielle Franco, falou sobre a frieza dos depoimentos dos assassinos no primeiro dia de julgamento.
“Cada foto, cada áudio, cada depoimento marca muito a gente. A maneira como os assassinos falavam sobre os detalhes (do crime), como se estivessem rasgando uma folha de papel, isso mexeu muito com a gente. Saímos daqui mais de meia-noite, passamos uma noite apreensiva por tudo, e estamos aqui hoje com a esperança de que a gente tenha a sentença. O significado de justiça para a gente nunca vai estar completo, mas é importante essa resposta, para a sociedade, para a democracia brasileira, com o sentimento de que alguma coisa vai mudar a partir do caso da Mari”, disse.
Após mais de 13 horas de sessão na quarta-feira, o julgamento é retomado na manhã desta quinta. A audiência desta etapa incluirá as alegações finais, momento em que acusação e defesa apresentam suas teses para os jurados. O Ministério Público iniciará a argumentação, sustentando a acusação de duplo homicídio triplamente qualificado contra Lessa e Queiroz, pedindo a pena máxima de 84 anos. A defesa terá a oportunidade de contestar, e réplicas e tréplicas são permitidas antes da decisão final dos jurados.
Além da acusação de duplo homicídio triplamente qualificado — incluindo os agravantes de motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa das vítimas — os réus também respondem por tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle e única sobrevivente do atentado.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Trama golpista: padres citados pela PF fazem parte de rede de atuação ultraconservadora
O relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado, que resultou no indiciamento de Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas, menciona quatro clérigos católicos, destacando um histórico de atuação ultraconservadora na Igreja. Com informações do Estadão. Entre os citados estão o indiciado padre José Eduardo de Oliveira e Silva (Osasco) e…
VÍDEO: PM pega homem no colo e atira do alto de ponte na Zona Sul de SP
Na madrugada desta segunda-feira passada(2), na Zona Sul de São Paulo, um policial militar foi flagrado arremessando um homem de uma ponte. O momento foi registrado em vídeo. Nas imagens, um policial aparece levantando uma moto caída no chão. Outros três agentes se aproximam em seguida. O primeiro policial coloca a moto próxima à ponte,…
Fepal quer anular questão de concurso por apologia ao genocídio contra palestinos
A Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) enviou um ofício à secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Nunes Estrela, pedindo o cancelamento da questão 23 do edital do Processo Seletivo Público nº 008/2024. Segundo a Fepal, o enunciado da questão, aplicada no último domingo (1º), configura “defesa do genocídio palestino”. O documento, datado…