Caso o requerimento com regime de urgência seja aprovado, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário, sem a necessidade de passar por outras comissões temáticas
(Foto: Marcelo Rocha/Mídia Ninja)
Nesta segunda-feira (30), líderes da base de Lula na Câmara dos Deputados apresentaram um pedido de urgência para votar um projeto que estabelece o Dia da Consciência Negra como feriado nacional em novembro, destaca o Metrópoles. O projeto, de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), tramita na Casa desde 2015 e, se aprovado, tornaria o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um feriado em todo o Brasil. Atualmente, essa data é feriado regional apenas em alguns estados, como São Paulo.
Os deputados do PT, PSol, MDB, PP e União Brasil propõem adicionar mais um feriado ao calendário nacional, além do Dia de Finados (2/11) e da Proclamação da República (15/11). Caso o requerimento com regime de urgência seja aprovado, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário, sem a necessidade de passar por outras comissões temáticas. >>> 2024 terá apenas quatro feriados prolongados
A iniciativa não apenas busca homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, figura importante na história da resistência contra a escravidão, mas também promover a reflexão sobre a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade. Além disso, a proposta abre espaço para a possibilidade de um “superferiado”, em anos nos quais o dia 15 de novembro coincida com uma quinta-feira, permitindo até seis dias de folga com a inclusão de emendas.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.