youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Geraldo Alckmin ao lado de Ismail Haniyeh, sorridente cumprimentando autoridades iranianas. Foto: Abedin Taherkenareh/EFE

O vice-presidente Geraldo Alckmin estava a poucos metros de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, que foi morto na madrugada desta quarta-feira (31), durante a posse do novo presidente do Irã, realizada em Teerã na terça-feira (30).

Alckmin, que representava o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento, foi um dos convidados entre as centenas de autoridades internacionais presentes, mas não interagiu com Haniyeh.

Horas depois do evento, Haniyeh foi morto em Teerã, conforme comunicado do grupo palestino Hamas. A Guarda Revolucionária do Irã confirmou a morte de Haniyeh e de um de seus guarda-costas, informando que o ataque ocorreu na manhã de terça-feira.

“A residência de Ismail Haniyeh, chefe do escritório político da Resistência Islâmica do Hamas, foi atingida em Teerã, e, como resultado deste incidente, ele e um de seus guarda-costas foram martirizados,” disse um comunicado da Guarda Revolucionária.

Embora Israel não tenha comentado o caso especificamente, havia prometido eliminar Haniyeh e outros líderes do Hamas após um ataque do grupo em 7 de outubro, que resultou na morte de 1.200 pessoas e na captura de cerca de 250 reféns.

O Hamas alegou que Haniyeh foi vítima de um “ataque aéreo traiçoeiro” em sua residência em Teerã, onde ele estava para participar da cerimônia de posse do presidente Masoud Pezeshkian.

A TV Al-Aqsa, controlada pelo Hamas, descreveu o ataque como um ato covarde e prometeu que não ficaria impune, citando Moussa Abu Marzouk, um alto funcionário do grupo. “É um ato covarde que não ficará impune”, afirmou.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Economia brasileira cresce 3,76% até novembro, mas juros limitam avanço

    Economia brasileira cresce 3,76% até novembro, mas juros limitam avanço

    Divulgado hoje, ICB-Br subiu 3,58% nos últimos 12 meses; na comparação com novembro de 2023, alta chega a 4,1% Apesar da ligeira desaceleração, a expectativa para o crescimento do PIB em 2024 é de 3,5% A economia brasileira manteve seu ritmo de crescimento em 2024, encerrando novembro com uma alta acumulada de 3,76% no Índice…


  • Natal vai ganhar Casa da Mulher Brasileira

    Natal vai ganhar Casa da Mulher Brasileira

    Equipamento facilitará o acesso aos serviços especializados no enfrentamento à violência doméstica; previsão é que a obra esteja finalizada até 2026 Com acordo, o RN passa a figurar entre os estados que avançam concretamente no enfrentamento à violência de gênero No final de 2024, em 31 de dezembro, o Governo do Estado do Rio Grande…


  • Gleisi rechaça “hipocrisia” de governadores da oposição em críticas à lei de revisão de dívidas

    Gleisi rechaça “hipocrisia” de governadores da oposição em críticas à lei de revisão de dívidas

    Presidenta do PT rebateu cinismo dos gestores do RJ, MG e RS, estados que mais se beneficiaram em 2024 do pagamento, pela União, de dívidas que não conseguiram pagar com bancos brasileiros e multilaterais Presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), definiu como…


Os comentários estão desativados.