Sistema reúne a vagas ofertadas por instituições públicas de todo país


Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 que não foram classificados em nenhuma de suas duas opções de cursos na chamada regular têm até esta sexta-feira (31) para manifestar interesse em participar da lista de espera.

O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

Lista de espera

Para participar da lista de espera o candidato deve realizar a manifestação de interesse pelo boletim do candidato, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) .

A lista de espera valerá para apenas uma das opções indicadas pelo candidato no momento em que se inscreveu no Sisu.

Ao clicar no botão correspondente para confirmar a intenção de entrar na lista de espera, o sistema mostrará a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência para cada curso para ajudar o candidato a decidir sobre a lista de espera.

Convocação

A convocação da lista de espera segue a mesma ordem de classificação da chamada regular, mas considera apenas os candidatos que manifestaram interesse na lista.

A chamada dos concorrentes é de responsabilidade exclusiva das instituições de ensino superior e cabe ao estudante acompanhar a lista de espera diretamente com as universidades e os institutos federais nos quais o estudante manifestou interesse em estudar.

Durante todo o ano, as instituições públicas de educação superior participantes do Sisu podem usar a lista de espera para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

resultado da primeira edição do Sisu de 2025 saiu na segunda-feira (27). Ao todo, são 254.899 candidatos aprovados – sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553, por meio de outras ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior. 

Sisu

Desde 2010, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

O programa do governo federal tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país.

A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.

Para saber mais a respeito do sistema, o estudante pode entrar em contato com a instituição. Para outras dúvidas, o telefone de atendimento do MEC: 0800 61 61 61.

AGÊNCIA BRASIL

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • VÍDEO – “Putin morrerá em breve”, diz Zelensky

    VÍDEO – “Putin morrerá em breve”, diz Zelensky

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou, durante visita à França nesta quinta-feira (27), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “morrerá em breve”. A fala foi dada em entrevista à France TV, em meio a especulações sobre a saúde do líder russo. “Ele [Putin] morrerá em breve, isso é um fato, e isso chegará…


  • Empreendedora de Ceilândia que criou oficina para mulheres ganhou prêmio da ONU

    Empreendedora de Ceilândia que criou oficina para mulheres ganhou prêmio da ONU

    A empresária Agda Óliver construiu toda a vida profissional e pessoal na cidade. Assim, surgiu a oficina dedicada ao público feminino, que foi indicada a um prêmio internacional da ONU   Agda Óliver, dona da meu mecânico – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press) Com apenas 19 anos de idade, a empresária Agda Óliver, hoje com 44 anos,…


  • Ceilândia multicultural: cidade comemora 54 anos nesta quinta-feira (27/3)

    Ceilândia multicultural: cidade comemora 54 anos nesta quinta-feira (27/3)

    Em comemoração ao aniversário da cidade, o Correio foi às ruas para conhecer a vida de quem fez e faz sua história. Veja também depoimentos de moradores que falam o que esperam do futuro e acesse a edição especial do Aqui-DF em homenagem à cidade x A cantora Ju Marques ganhou destaque nas redes sociais…


Os comentários estão desativados.