O presidente brasileiro destacou, neste domingo (29/12), a atuação de Carter em defesa da democracia e da paz mesmo após ter deixado a Casa Branca. O ex-presidente americano morreu hoje aos 100 anos.

“Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”, escreveu Lula sobre Jimmy Carter. – (crédito: MANDEL NGAN)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste domingo (29/12) a morte do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. Em publicação, Lula destacou a atuação de Carter em defesa da democracia e da paz, e citou que o americano pressionou a ditadura militar brasileira para libertar presos políticos.
Lula afirmou ainda que Carter “conseguiu a façanha” de manter um trabalho relevante no mundo após deixar o cargo, com a criação do Centro Carter e críticas a ações militares de superpotências.
“Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz. No fim dos anos 70, pressionou a ditadura brasileira pela libertação de presos políticos. Depois, como ex-presidente, continuou militando pela promoção dos direitos humanos, pela paz e pela erradicação de doenças na África e na América Latina”, escreveu Lula em sua conta no X.
Segundo Lula, Carter conseguiu manter um trabalho relevante mesmo após deixar a Casa Branca, criticando ações militares unilaterais de potências mundiais e repudiando o uso de “drones assassinos” em guerras.
América Latina
O petista destacou também a atuação de Carter na América Latina. “Trabalhou junto com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti. Criou o Centro Carter, uma referência mundial em democracia, direitos humanos e diálogo. Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”, escreveu ainda.
Carter foi senador e governador da Geórgia antes de assumir a presidência dos Estados Unidos, em 1977, onde ficou até 1981. Ele era filiado ao partido democrata.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram , no Facebook , no Youtube , no Twitter , e no Tik Tok .
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…
Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…
DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro
Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…