
No domingo (29), Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) enquanto viajava de carona em um caminhão pela Bahia, na altura do distrito de Correntina. Ele já havia percorrido 1.790 quilômetros desde sua saída do Ceará e ainda planejava seguir mais 328 até Brasília.
As investigações começaram após a PCDF receber uma denúncia anônima sobre ameaças feitas por Lucas em suas redes sociais. Com o alerta, agentes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) monitoraram sua movimentação e interceptaram o caminhão em que ele estava de carona. Lucas carregava todos os seus pertences durante o trajeto.
Ao ser preso, Lucas confessou que pretendia realizar um atentado em Brasília, afirmando que tinha “um plano secreto” e usaria “técnicas militares”. Ele não possui antecedentes criminais e pode ser indiciado por associação criminosa e pelo crime de explosão. A PCDF acredita que ele tenha agido sozinho, mas as investigações continuam.

No caminhão, foram apreendidos dois celulares, um tablet e uma faca, além de suas bagagens, que passarão por perícia. Segundo relatos, Lucas mencionou em uma conta fechada no Instagram que realizaria um “ataque cirúrgico” e afirmou que a segurança pública em Brasília deveria ser “aumentada em até 400 vezes”.
O homem também revelou que fez promessas a “uma garota” e a “uma série de pessoas”, indicando que só encerraria sua “missão” após cumprir esses objetivos. Ele detalhou seus planos, incluindo “botar fogo” na capital federal, durante os depoimentos iniciais.
Atualmente, Lucas está preso na carceragem da PCDF, em regime de prisão temporária com duração inicial de 30 dias.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…
DF obriga agressores de mulheres a pagar multa e ressarcir Estado
Lei é válida na Capital desde 2023 e prevê a destinação de valores arrecadados para programas sociais Diante do aumento de casos de feminicídio no Distrito Federal nos últimos anos, o governo e parlamento local têm procurado estratégias para coibir a violência contra mulher. Desde 2023, uma lei distrital prevê punições financeiras aos agressores de mulheres. A norma, de…