youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Glauber Braga e Arthur Lira: o deputado quer reafirmar suas denúncias contra o presidente da Câmara. Foto: reprodução

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) anunciou nesta segunda-feira (30) que está disposto a depor à Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre o chamado “orçamento secreto” e reafirmar suas denúncias contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

“Eu irei falar no inquérito sobre o orçamento secreto, aberto a pedido do ministro Flávio Dino, assim que for chamado pelo delegado da polícia federal. Reafirmarei as denúncias que já fiz em relação à atuação de Arthur Lira. Quero muito contribuir com essa importante investigação”, escreveu Glauber em publicação no X.

Eu irei falar no inquérito sobre o orçamento secreto, aberto a pedido do ministro Flávio Dino, assim que for chamado pelo delegado da policia federal. Reafirmarei as denúncias que já fiz em relação à atuação de Arthur Lira. Quero muito contribuir com essa importante investigação.

— Glauber Braga (@Glauber_Braga) December 30, 2024

A investigação foi aberta a pedido do PSOL e autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). O partido apontou irregularidades na utilização das chamadas “emendas de comissão”, um mecanismo usado para direcionar recursos públicos a projetos parlamentares.

Segundo o Psol, há indícios de desvios de verba, superfaturamento em obras e falta de fiscalização, sugerindo má gestão e favorecimentos ilícitos.

Em sua decisão, Dino destacou a incompatibilidade das práticas denunciadas com os princípios constitucionais de gestão pública. Apesar da gravidade das denúncias, o ministro autorizou o desbloqueio de parte dos R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que estavam congelados desde a semana passada.

Dino determinou a liberação de recursos empenhados até 23 de dezembro, data em que o bloqueio foi decretado, para evitar prejuízos a entes públicos, empresas e trabalhadores que dependiam desses repasses. O ministro ressaltou, porém, a importância de seguir com a investigação da Polícia Federal para apurar possíveis irregularidades no uso das verbas públicas. O inquérito policial permanece em andamento.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Erika Hilton buscará apoio de Lula para PEC que propõe fim da escala 6×1

    Erika Hilton buscará apoio de Lula para PEC que propõe fim da escala 6×1

    “Com toda a certeza vou procurar o Palácio do Planalto novamente”, disse a deputada A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) disse, em entrevista à CNN Brasil, que buscará o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a proposta de emenda à Constituição que propõe o fim da escala de trabalho 6×1. A parlamentar…


  • STF julga nesta sexta decisão de Flávio Dino sobre liberação de emendas parlamentares

    STF julga nesta sexta decisão de Flávio Dino sobre liberação de emendas parlamentares

    Ministros avaliarão a validade da decisão que permitiu retomada parcial dos repasses, desde que cumpridas regras de transparência O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para esta sexta-feira (28) o julgamento que determinará a validade da decisão do ministro Flávio Dino, que homologou o plano de trabalho apresentado pelo Congresso Nacional para aumentar a transparência na…


  • Pimenta lamenta a imbecilização da direita e a decadência do parlamento

    Pimenta lamenta a imbecilização da direita e a decadência do parlamento

    Parlamentar atribui o fenômeno à liderança de um personagem desqualificado como Bolsonaro Em discurso contundente na Câmara dos Deputados, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom, manifestou sua perplexidade com o atual estado do Parlamento brasileiro, criticando a oposição representada pela extrema direita e revisitando o passado político e militar de Jair Bolsonaro. A…


Os comentários estão desativados.