“Brasília não cuida só de 3 milhões de pessoas. A gente cuida do Brasil”, disse ele
247 – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a criticar a proposta do governo federal de revisar o cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Durante a inauguração do complexo de viadutos Deputado César Lacerda, no Riacho Fundo, Ibaneis argumentou que a medida é uma retaliação à redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) anunciada pelo governo local.
“O que eu tenho ouvido deles é que, se estou reduzindo imposto, é porque não preciso do dinheiro. Isso é uma inveja”, afirmou o governador, de acordo com reportagem do Metrópoles. Ele destacou que a gestão do GDF tem sido eficiente desde 2019, com o pagamento de dívidas, reajuste salarial de servidores e investimentos em infraestrutura, o que permitiu a redução do ITBI para estimular o mercado imobiliário e beneficiar a população de baixa e média renda.
Críticas à administração federal
O governador enfatizou que o DF não atende apenas sua população local, mas também as demandas de diversas regiões do país, devido à presença de embaixadas e dos Três Poderes. Para ele, a revisão do fundo seria um ataque à capital e precisa ser combatida com a união de forças políticas e sociais. “Brasília não cuida só de 3 milhões de pessoas. A gente cuida do Brasil. Essa tentativa de mudar o FCDF prejudica a todos, independentemente de bandeira ideológica”, argumentou.
Ibaneis reforçou a necessidade de mobilização da classe política, do setor produtivo e da população do DF para barrar a proposta. Ele ainda alfinetou os responsáveis pela medida: “Pela segunda vez, da cabeça de algum mal iluminado, saiu uma proposta tão ruim como essa”. A revisão do FCDF já enfrenta resistência até mesmo entre parlamentares da base do governo federal no Congresso.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes
- Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 6,05 com fluxo e commodities
- Haddad reforça que Propag terá vários trechos vetados
- Inflação acumula alta de 4,83% em 2024 e estoura o teto da meta do CMN
- Pix não terá cobrança de imposto, diz Receita Federal; entenda novas regras