O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou nesta terça-feira (29) a importância da regulamentação das redes sociais após o recente embate entre a Corte e Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter). O STF pautou para o próximo mês três ações relacionadas ao tema, que visam estabelecer diretrizes sobre o uso e responsabilidades das plataformas digitais. Com informações da Folha de S.Paulo.
Durante um congresso no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o magistrado enfatizou a relevância da implementação de regras para garantir o respeito às leis nacionais, apontando que a questão afeta democracias ao redor do mundo:
“Tivemos agora esse embate recente com o Elon Musk, o X, e isso mostrou que é necessário que haja regras e que o direito nacional seja aplicado, seja respeitado. Não é um problema nacional. É bom que se diga. É um problema hoje nas democracias mundiais”.
A rede social X ficou inacessível no Brasil por 39 dias, entre agosto e outubro, após descumprir decisões do STF. O acesso foi restaurado após a plataforma cumprir exigências da Justiça, como remoção de contas, pagamento de multas e a nomeação de um representante legal no país.
Julgamento sobre Marco Civil e responsabilidade de plataformas
O STF agendou para o dia 27 de novembro a análise de três ações que abordam o Marco Civil da Internet e a responsabilidade das plataformas digitais pelo conteúdo que hospedam. Gilmar Mendes ressaltou que esperava ver o Congresso discutindo o tema após os eventos de 8 de janeiro, mas indicou que, diante da ausência de uma decisão legislativa, o STF deve avançar na análise do artigo 19 do Marco Civil da Internet.
“Desde o 8 de janeiro de 2023 que eu tenho falado, virou um mantra para mim, da importância da regulação. Acreditei que tinha aberto uma janela no Congresso. Espero que essa janela seja reaberta e que o Congresso regule. Certamente nós vamos nos debruçar sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet”, adiantou.
Processos em pauta
Dois dos processos pautados envolvem as empresas Google e Facebook, que questionam suas responsabilidades sobre o monitoramento e retirada de conteúdo ofensivo sem ordem judicial. A primeira ação analisa se há obrigação das empresas de fiscalizar e remover conteúdo considerado ofensivo sem a necessidade de intervenção judicial.
A segunda envolve o artigo 19 do Marco Civil, que estabelece a responsabilidade dos provedores apenas em casos onde não cumprem determinações judiciais.
A terceira ação foi proposta pelo partido Cidadania e questiona o bloqueio do WhatsApp por decisões judiciais, argumentando que tais restrições violam o direito à comunicação.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
Relatório final de investigação deve ser apresentado ao STF ainda nesta semana A Polícia Federal (PF) irá finalizar nesta semana o inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. O documento tem mais de 700 páginas e será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório final deverá indiciar…
Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
O deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal anunciou a concessão de título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A cerimônia de entrega da honraria será no dia 2 de dezembro, às 10 horas da manhã, no plenário da CLDF. De acordo com…
Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
Trânsito ficará fechado durante 24 horas em pontos estratégicos da Esplanada. Presidente chinês chega a Brasília nesta quarta-feira (20/11) A chegada do presidente chinês Xi Jinping ao Distrito Federal mobilizou as forças de segurança pública a reforçarem a segurança na capital. Xi Jinping desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19/11) para participar de reuniões bilaterais com o…