youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Pré-sal atingiu a marca inédita de 73% de participação no terceiro trimestre, quando a produção diária alcançou 2,689 milhões de barris de óleo equivalente, mesmo nível do trimestre anterior, de 2,7 milhões; vendas de derivados aumentaram 4,2%

O pré-sal consolidou sua relevância nas operações de refino, atingindo a marca inédita de 73% de participação – um aumento de 4% em relação ao segundo trimestre

A Petrobras manteve, no terceiro trimestre de 2024, nível recorde na produção de petróleo, conforme anunciado em seu relatório mais recente, divulgado na  segunda-feira (28). A companhia alcançou a marca de 2,689 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), mantendo praticamente o mesmo nível do trimestre anterior, de 2,7 milhões de barris. Esse desempenho impressionante reflete o vigor e a retomada estratégica da empresa.

Entre os grandes destaques, o pré-sal consolidou sua relevância nas operações de refino, atingindo o índice inédito de 73% de participação – um aumento de 4% em relação ao segundo trimestre. Este avanço reafirma a eficiência logística e o uso de correntes de petróleo de maior qualidade, destacando o pré-sal como o principal motor de crescimento do setor energético brasileiro.

No mercado interno, as vendas de derivados registraram expansão de 4,2% entre julho e setembro. O aumento foi impulsionado pela demanda sazonal e pela alta na eficiência das operações de refino, que em setembro alcançaram 97% de utilização da capacidade. Esse patamar, o mais alto do ano, reflete a estratégia da Petrobras em otimizar a oferta de derivados e fortalecer sua posição no mercado interno.

Novos poços impulsionam resultados

Vários fatores contribuíram para os excelentes resultados deste trimestre, incluindo a plena operação do FPSO Sepetiba, no campo de Mero, que chegou ao topo de produção com a entrada em operação de três novos poços produtores. Adicionalmente, a ativação de poços nos campos de Búzios e Tupi também deu suporte ao crescimento da produção.

O campo de Tupi, a primeira área produtora do Brasil, contabilizou a marca acumulada de 3 bilhões de barris de óleo equivalente. Isso reforça seu valor estratégico e sua contribuição significativa e duradoura para a indústria nacional de petróleo e gás.

Uma Petrobras em ascensão

Ao explorar áreas com alto potencial produtivo e inaugurar novos poços, a Petrobras fortalece a posição do Brasil no cenário energético global. O resultado robusto deste trimestre confirma não apenas o potencial do pré-sal, mas também a capacidade da companhia de desenvolver tecnologia e expertise para otimizar a exploração e o refino de petróleo de forma eficiente e sustentável.

O que vemos é uma Petrobras revigorada, que no terceiro mandato do presidente Lula vem retomando sua pujança de outras épocas. Com investimentos sólidos e estratégias assertivas, a companhia não só impulsiona o desenvolvimento nacional, como também se posiciona na vanguarda da transição ecológica.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”

    Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”

    A presidente do PT argumenta que a proposta alimenta a expectativa de impunidade, um incentivo perigoso para a continuidade de ações extremistas. A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou nesta terça-feira (21) sua oposição ao projeto de lei que propõe anistia a envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Em…


  • Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade

    Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade

    O Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado em Haia, nos Países Baixos, emitiu um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sob acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A corte declarou que há “base para acreditar” no envolvimento de Netanyahu nessas ações, conforme informações do colunista Jamil Chade, do…


  • Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha

    Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha

    Uma recente pesquisa Datafolha revelou que 59% dos brasileiros acreditam que a maior parte da população é racista. Outros 5% vão além, dizendo que todos os brasileiros são racistas. Por outro lado, 30% afirmaram que apenas uma parcela menor é racista, enquanto 4% acreditam que ninguém no Brasil age dessa forma. Os dados mostram uma…


Os comentários estão desativados.