youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Carlos Chagas fez descobertas importantes para a medicina, como a doença de Chagas. Senador Humberto Costa enfatiza importância do homenageado para a medicina brasileira

Comissão aprova o nome de Carlos Chagas para Livro dos Heróis da Pátria
Presidente da CAS, o senador Humberto Costa deu parecer favorável para a inclusão de Carlos Chagas no Livro de Heróis da Pátria

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (30/10) relatório favorável apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) ao projeto que inclui o nome do cientista Carlos Chagas no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Se não houver recurso para votação em plenário, o PL 3.967/2024 vai à Câmara dos Deputados.

Carlos Ribeiro Justiniano Chagas nasceu em 1878, na cidade de Oliveira (MG), e fez descobertas importantes para a medicina, como a doença de Chagas — causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que usa o barbeiro como hospedeiro. A doença provoca febre, dor de cabeça e inchaço no rosto e pernas. Se não tratada, pode se tornar crônica e levar a problemas cardíacos e digestivos. A transmissão ocorre de algumas formas, como picada do barbeiro, ingestão de alimentos contaminados e de mãe infectada para o feto.

Inclusão do médico Carlos Chagas foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Foto: Reprodução

A descoberta foi feita quando o cientista tinha 30 anos. Antes disso, Chagas já havia desenvolvido técnicas inovadoras para combater a malária, que estava em surto na cidade de Itatinga (SP). 

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, desde cedo Chagas demonstrava interesse pela pesquisa científica. Iniciou a carreira sob orientação de Oswaldo Cruz, seu mentor em pesquisas científicas e que atualmente dá nome à instituição em que começou seus trabalhos, a Fundação Oswaldo Cruz. Chagas morreu aos 55 anos, no Rio de Janeiro.

“Não cabe neste relatório toda a relevância deste mineiro que tanto contribuiu para a ciência médica e que colocou o Brasil em uma posição de destaque nas pesquisas em saúde, sobretudo no que se refere às doenças tropicais. Devemos, porém, reconhecer o quão tardiamente colocamos o seu nome no distinto livro que reúne brasileiras e brasileiros que muito honraram o nosso país”, destacou o senador Humberto Costa (PT-PE).

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria registra o nome e homenageia os brasileiros ou grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida em defesa e construção do país com dedicação e heroísmo excepcionais. Ele está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Brasil tem 5 hospitais no ranking de melhores da América Latina; veja a lista

    Brasil tem 5 hospitais no ranking de melhores da América Latina; veja a lista

    Os hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo, foram apontados entre os melhores da América Latina em um ranking realizado pela empresa IntelLat, que é especializada em análise de dados para o setor de saúde. No topo da lista, o Hospital Albert Einstein ocupa o primeiro lugar, seguido pelo Hospital Sírio-Libanês, em segundo.…


  • Nomeado por Trump, Musk promete “abalar sistema” com cargo no governo dos EUA

    Nomeado por Trump, Musk promete “abalar sistema” com cargo no governo dos EUA

    O bilionário Elon Musk prometeu “abalar o sistema” ao assumir a liderança do Departamento de Eficiência Governamental, um novo órgão criado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar um de seus maiores apoiadores na campanha eleitoral. “Isso vai abalar o sistema e todos os envolvidos no desperdício do governo, que são muitos”,…


  • Com votos do PT, Câmara aprova projeto do governo sobre Política Nacional de Cuidados

    Com votos do PT, Câmara aprova projeto do governo sobre Política Nacional de Cuidados

    “Essa política tem o potencial de transformar a organização social dos cuidados no Brasil, promovendo uma sociedade mais justa e solidária”, afirma a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), relatora do projeto Bancada feminina da Câmara comemora a aprovação do projeto em Plenário Com o voto favorável da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou,…


Os comentários estão desativados.