youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Durante 15 meses, famílias receberão Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para se especializarem no desenvolvimento sustentável e na preservação de recursos naturais

Bolsa Verde: inclusão social com sustentabilidade

O governo Lula implementou uma nova fase do Programa Bolsa Verde para ampliar políticas de inclusão social e de sustentabilidade no país. A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) recebeu R$ 60 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para implementar o programa, beneficiando cerca de 15 mil famílias em áreas de conservação ambiental. Durante 15 meses, essas famílias receberão a chamada Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para se especializarem no desenvolvimento sustentável e na preservação de recursos naturais.

O programa é uma parceria entre o MDA, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o ICMBio.

Criado em 2011 e desativado em 2016, o Bolsa Verde retorna com pagamentos trimestrais de R$ 600 a famílias que vivem em reservas extrativistas, florestas nacionais, reservas de desenvolvimento sustentável, assentamentos diferenciados da reforma agrária e territórios de povos e comunidades tradicionais, como ribeirinhos, extrativistas, indígenas e quilombolas.

Práticas sustentáveis

Famílias de 344 assentamentos ambientalmente diferenciados criados pelo Incra podem acessar o benefício do Bolsa Verde. As áreas de reforma agrária estão localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.

As famílias beneficiadas devem adotar práticas sustentáveis, garantindo a preservação dos recursos naturais e ajudando a proteger e monitorar as áreas onde vivem. Com assistência técnica qualificada, poderão ampliar atividades agroextrativistas e pesqueiras, diversificar fontes de renda e melhorar a segurança alimentar.

Além da orientação técnica, essas famílias poderão ainda acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Marenilson Batista da Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, destaca: “Vamos incentivar a geração de renda sem descuidar das florestas e reservas extrativistas, pois acreditamos que é possível produzir com qualidade sem comprometer o planeta.”

Leia mais: Sancionado projeto de Gleisi que ampara agricultor afetado por desastres naturais

Bolsa Verde

O Programa Bolsa Verde atende cerca de 42 mil famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa oferece um auxílio financeiro a moradores de áreas de conservação em troca do compromisso de adotarem práticas que preservem os recursos naturais.

Além de contribuir para a proteção do meio ambiente, o programa busca melhorar as condições de vida dessas comunidades, integrando a erradicação da pobreza e a conservação da biodiversidade no Brasil.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.