youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Orkut Büyükkökten. Foto: Diuvlgação

O engenheiro turco Orkut Büyükkökten, criador da popular rede social Orkut, expressou frustração com os rumos das redes sociais nos últimos 10 anos. Ao refletir sobre o impacto negativo das plataformas, ele criticou a polarização, a disseminação de desinformação e a degradação da saúde mental, especialmente entre jovens e a geração Z.

No dia 30 de setembro, marca-se o décimo aniversário do fechamento da rede social Orkut pelo Google, momento que Orkut descreve como triste, mas esperado. Segundo ele, o ambiente das redes sociais tornou-se tóxico, com efeitos negativos evidentes na saúde mental das pessoas.

“As redes sociais se tornaram prejudiciais à nossa sociedade, especialmente às crianças e à geração Z”, afirmou. Orkut mencionou ainda o papel que algoritmos desempenham na amplificação de conteúdos polarizantes e danosos, destacando que, na época de sua rede, o feed era cronológico, o que evitava essa priorização de postagens que geram ódio e raiva.

Büyükkökten também criticou a maneira como Elon Musk e Mark Zuckerberg administram suas plataformas, apontando a monetização como a prioridade sobre o bem-estar social. Ele lamenta a falta de empatia nas grandes redes atuais e reforça a importância da moderação de conteúdo adequada, algo que, segundo ele, sempre foi garantido no Orkut por meio de tecnologia, comunidade e moderadores humanos.

Mark Zuckerberg e Elon Musk. Foto: Divulgação

Questionado sobre o futuro das redes sociais, Orkut demonstrou preocupação com a crescente presença da inteligência artificial (IA), prevendo que o uso de IA em conteúdo e interações nas plataformas sociais pode piorar a experiência para os usuários.

Ele sugeriu que a solução pode estar fora dos moldes das redes sociais atuais e anunciou que está trabalhando em uma nova plataforma, otimizada para promover a comunidade e a conexão genuína entre as pessoas.

Ao final da entrevista, Orkut ainda reforçou a necessidade de líderes que se preocupem com o futuro da sociedade e com a criação de um ambiente digital mais saudável e construtivo. Embora não tenha dado detalhes, ele sinalizou que um novo projeto está em desenvolvimento, baseado em suas experiências anteriores com redes sociais.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.