
O engenheiro turco Orkut Büyükkökten, criador da popular rede social Orkut, expressou frustração com os rumos das redes sociais nos últimos 10 anos. Ao refletir sobre o impacto negativo das plataformas, ele criticou a polarização, a disseminação de desinformação e a degradação da saúde mental, especialmente entre jovens e a geração Z.
No dia 30 de setembro, marca-se o décimo aniversário do fechamento da rede social Orkut pelo Google, momento que Orkut descreve como triste, mas esperado. Segundo ele, o ambiente das redes sociais tornou-se tóxico, com efeitos negativos evidentes na saúde mental das pessoas.
“As redes sociais se tornaram prejudiciais à nossa sociedade, especialmente às crianças e à geração Z”, afirmou. Orkut mencionou ainda o papel que algoritmos desempenham na amplificação de conteúdos polarizantes e danosos, destacando que, na época de sua rede, o feed era cronológico, o que evitava essa priorização de postagens que geram ódio e raiva.
Büyükkökten também criticou a maneira como Elon Musk e Mark Zuckerberg administram suas plataformas, apontando a monetização como a prioridade sobre o bem-estar social. Ele lamenta a falta de empatia nas grandes redes atuais e reforça a importância da moderação de conteúdo adequada, algo que, segundo ele, sempre foi garantido no Orkut por meio de tecnologia, comunidade e moderadores humanos.

Questionado sobre o futuro das redes sociais, Orkut demonstrou preocupação com a crescente presença da inteligência artificial (IA), prevendo que o uso de IA em conteúdo e interações nas plataformas sociais pode piorar a experiência para os usuários.
Ele sugeriu que a solução pode estar fora dos moldes das redes sociais atuais e anunciou que está trabalhando em uma nova plataforma, otimizada para promover a comunidade e a conexão genuína entre as pessoas.
Ao final da entrevista, Orkut ainda reforçou a necessidade de líderes que se preocupem com o futuro da sociedade e com a criação de um ambiente digital mais saudável e construtivo. Embora não tenha dado detalhes, ele sinalizou que um novo projeto está em desenvolvimento, baseado em suas experiências anteriores com redes sociais.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF
“A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares, juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…
Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil
Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…
Governo do Rio negocia apoio dos EUA para combate a facção do tráfico
Um dos órgãos já envolvidos na negociação é o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA Um dos órgãos americanos já envolvidos na negociação seria o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro está negociando um acordo com…