youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Orkut Büyükkökten. Foto: Diuvlgação

O engenheiro turco Orkut Büyükkökten, criador da popular rede social Orkut, expressou frustração com os rumos das redes sociais nos últimos 10 anos. Ao refletir sobre o impacto negativo das plataformas, ele criticou a polarização, a disseminação de desinformação e a degradação da saúde mental, especialmente entre jovens e a geração Z.

No dia 30 de setembro, marca-se o décimo aniversário do fechamento da rede social Orkut pelo Google, momento que Orkut descreve como triste, mas esperado. Segundo ele, o ambiente das redes sociais tornou-se tóxico, com efeitos negativos evidentes na saúde mental das pessoas.

“As redes sociais se tornaram prejudiciais à nossa sociedade, especialmente às crianças e à geração Z”, afirmou. Orkut mencionou ainda o papel que algoritmos desempenham na amplificação de conteúdos polarizantes e danosos, destacando que, na época de sua rede, o feed era cronológico, o que evitava essa priorização de postagens que geram ódio e raiva.

Büyükkökten também criticou a maneira como Elon Musk e Mark Zuckerberg administram suas plataformas, apontando a monetização como a prioridade sobre o bem-estar social. Ele lamenta a falta de empatia nas grandes redes atuais e reforça a importância da moderação de conteúdo adequada, algo que, segundo ele, sempre foi garantido no Orkut por meio de tecnologia, comunidade e moderadores humanos.

Mark Zuckerberg e Elon Musk. Foto: Divulgação

Questionado sobre o futuro das redes sociais, Orkut demonstrou preocupação com a crescente presença da inteligência artificial (IA), prevendo que o uso de IA em conteúdo e interações nas plataformas sociais pode piorar a experiência para os usuários.

Ele sugeriu que a solução pode estar fora dos moldes das redes sociais atuais e anunciou que está trabalhando em uma nova plataforma, otimizada para promover a comunidade e a conexão genuína entre as pessoas.

Ao final da entrevista, Orkut ainda reforçou a necessidade de líderes que se preocupem com o futuro da sociedade e com a criação de um ambiente digital mais saudável e construtivo. Embora não tenha dado detalhes, ele sinalizou que um novo projeto está em desenvolvimento, baseado em suas experiências anteriores com redes sociais.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


  • Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder

    Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder

    Republicano retornou à Casa Branca com discurso protecionista e imperialista. O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retornou à Casa Branca com um discurso protecionista, imperialista e sem sinais de reconciliação com os desafetos. 🌎 No primeiro dia de trabalho, na segunda-feira (20), o republicano já assinou uma série de ordens executivas (uma espécie de decreto) que impactam…


  • Lula deixa PT e aliados apreensivos ao cogitar não disputar reeleição em 2026

    Lula deixa PT e aliados apreensivos ao cogitar não disputar reeleição em 2026

    Presidente sugere possibilidade de apoiar um sucessor, mas ausência de nomes consolidados no PT gera insegurança sobre 2026 247 – Em reunião ministerial na última segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, embora sua intenção seja disputar a reeleição em 2026, não descarta a possibilidade de apoiar um sucessor. A informação foi…


Os comentários estão desativados.