youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Carteira de trabalho digital e física – Foto: Reprodução

O desemprego no Brasil caiu para 6,8% no trimestre encerrado em julho, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta é a menor taxa já registrada para o mês de julho desde o início da série histórica da Pnad Contínua, que começou em 2012.

A taxa de desemprego atual é a menor já observada para o período de julho, superando o recorde anterior de 7% registrado em 2014. No mesmo trimestre do ano passado, a taxa era de 7,9%, refletindo uma redução significativa na desocupação.

Além disso, este é o menor nível de desemprego desde dezembro de 2014, quando a taxa foi de 6,6%. O menor percentual registrado na série histórica foi 6,3%, em dezembro do ano anterior.

Atualmente, 7,43 milhões de pessoas estão à procura de emprego, um número que não era tão baixo para o trimestre encerrado em julho desde 2014, quando 6,9 milhões estavam desempregados. No mesmo período do ano passado, o total de pessoas à procura de trabalho era de 8,52 milhões.

Os dados de julho refletem a tendência de melhora contínua no mercado de trabalho ao longo do ano, com a redução do desemprego e a expansão do número de trabalhadores, conforme observado pela coordenadora da Pnad, Adriana Beringuy.

Fila de empregos no Vale do Anhangabaú, São Paulo – Foto: Reprodução

O total de trabalhadores no Brasil atingiu um novo recorde de 102 milhões, com um crescimento de 2,7% (mais 2,7 milhões de pessoas) em um ano – esse crescimento inclui recordes no setor privado, com 52,5 milhões de empregados, e no setor público, com 12,7 milhões de funcionários.

O número de trabalhadores com carteira assinada e trabalhadores informais também alcançou níveis recordes, com 38,5 milhões e 13,9 milhões, respectivamente. A maior contribuição para a ocupação no setor privado veio do comércio, que registrou 19,3 milhões de empregados, uma alta de 2,6% no ano.

A Pnad Contínua, divulgada desde 2012, avalia indicadores do mercado de trabalho em todo o Brasil, cobrindo a População Economicamente Ativa de 14 anos ou mais. Os dados representam o desempenho do mercado de trabalho para o trimestre que vai de abril a junho.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lewandowski: “Polícia não pode combater criminalidade cometendo crimes”

    Lewandowski: “Polícia não pode combater criminalidade cometendo crimes”

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reiterou nesta quarta-feira (25) que as polícias não devem combater a criminalidade por meio da prática de delitos. Lewandowski destacou a necessidade de que os policiais sirvam de exemplo para suas respectivas instituições. “O policial não pode combater a criminalidade cometendo crimes. As polícias federais precisam…


  • Elon Musk quer fundar sua própria cidade no Texas; entenda

    Elon Musk quer fundar sua própria cidade no Texas; entenda

    Elon Musk tem expandido suas operações no Texas, transferindo empresas da Califórnia e estabelecendo uma presença crescente no estado com escritórios, fábricas e armazéns. Agora, o bilionário está planejando um passo ainda mais ousado: criar sua própria cidade corporativa, algo raro na história moderna. Musk pretende chamar a cidade de “Starbase,” localizada no sul do…


  • As ações que o STF deve julgar em 2025

    As ações que o STF deve julgar em 2025

    O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia 2025 com uma agenda cheia de casos de relevância na economia. Entre os principais temas a serem discutidos estão o Orçamento Federal, a regulação de propaganda de alimentos, questões tributárias bilionárias, emendas parlamentares, debates sobre saúde, apostas e questões ambientais. Um dos processos mais aguardados é o do Marco…


Os comentários estão desativados.