
Uma nova onda de calor de grande intensidade deve atingir o Brasil nos primeiros dias de setembro. A previsão da Climatempo indica que essa onda de calor pode ser ainda mais intensa do que as registradas em março, abril e maio de 2024, com temperaturas até 7,5°C acima do normal em algumas áreas do Brasil.
Em São Paulo, os termômetros chegaram a marcar 5,6°C, registrando o frio mais intenso para o mês de agosto nos últimos 25 anos. Menos de uma semana depois, já na sexta-feira (2), as sensações térmicas serão invertidas, e a população sentirá a chegada de mais uma onda de calor.
No gráfico da Climatempo, é possível notar a evolução das “manchas vermelhas”, que indicam o avanço de temperaturas acima da média para o período. Veja:

A partir de 2 de setembro, o calor já deve se manifestar com força, ficando cerca de 2,5°C acima da média em grande parte do país, exceto no extremo sul e Nordeste. Em áreas específicas de Roraima e Mato Grosso, a temperatura pode alcançar até 5°C acima da média histórica.
No dia seguinte, 3 de setembro, essa massa de ar quente começa a se intensificar, atingindo estados como Paraná, Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul, espalhando uma mancha de calor que eleva as temperaturas em até 5°C acima do normal.
O dia 4 de setembro deve trazer um agravamento ainda maior do calor, com áreas restritas do interior de São Paulo e Paraná registrando temperaturas até 7,5°C acima da média. Nas demais regiões, o calor deve continuar em torno de 5°C acima do esperado. A onda de calor começará a se espalhar pela região Nordeste, com um aumento de até 1°C acima da média em algumas cidades.
No dia 5 de setembro, o calor extremo de até 7,5°C acima da média permanecerá sobre cidades no norte do Paraná, enquanto um aumento de 1°C acima do normal se espalhará por mais regiões do Nordeste.
A situação no dia 6 será crítica, com temperaturas até 5°C acima do normal em áreas pontuais do Amazonas e Pará, e até 7,5°C acima da média em algumas cidades do Paraná e São Paulo. Curiosamente, o litoral de São Paulo e grande parte do Rio Grande do Sul não devem ser tão afetados pelo calor excessivo.
No sétimo dia da massa de ar quente, mais da metade do estado de São Paulo estará sob a influência de temperaturas 5°C acima da média histórica, com exceção de parte do Nordeste e do Rio Grande do Sul. Em praticamente todo o país, os termômetros devem marcar de 1°C a 5°C acima do normal.
Segundo a Climatempo, as temperaturas podem ultrapassar os 42°C no Centro-Oeste e alcançar até 44°C em algumas áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na capital Cuiabá, a expectativa é de que os termômetros cheguem a 43°C, enquanto Campo Grande poderá atingir os 40°C.
Outras regiões também enfrentarão calor intenso. No norte e noroeste do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, Goiás, oeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, as temperaturas devem variar entre 37°C e 40°C.
A capital paulista poderá registrar calor entre 34°C e 36°C, enquanto o Rio de Janeiro poderá enfrentar temperaturas de 37°C a 39°C. Em Curitiba, a previsão é de 30°C a 32°C, e em Goiânia, de 37°C a 39°C. No Tocantins, Pará e Rondônia, as temperaturas devem oscilar entre 38°C e 41°C.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
Vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos. IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento anual só pode ser quitado à vista Os proprietários de veículos do Distrito Federal devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da…
Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
Novo PAC Seleções terá inscrições para segunda etapa a partir da próxima segunda-feira 247 – O governo federal anunciou um investimento de R$ 40,7 bilhões para fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras e ampliar programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos. A nova fase do Novo PAC Seleções permitirá que…
Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
Ex-presidente questiona forma como está sendo processado e denuncia supostos abusos em investigação e julgamento 247 – Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista à Revista Oeste na última sexta-feira, 21, que deseja ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser denunciado por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro explicou que, na sua visão, deveria ser…