Uma diplomata chinesa disse nesta quinta-feira, 29, que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi um “vento” que passou pelo país e que estamos em um período de mais “calmaria”.
Os representantes chineses pediram anonimato sobre quais porta-vozes deram essas respostas. No entanto, não fugiram de nenhum questionamento sobre as questões geopolíticas recentes. O DCM estava presente nessas reuniões.
Sobre as eleições presidenciais recentes na Venezuela, o governo da China vai direto ao ponto em reunião no Ministério das Relações Exteriores: “Reconhecemos Nicolás Maduro como presidente da República, o que é uma decisão do povo venezuelano”.
E o que eles pensam sobre a posição do presidente Lula e do Brasil ao pedirem as atas eleitorais que comprovem ou não vitória de Maduro?
“Respeitamos o posicionamento do Brasil e de qualquer ator global que tenha sua própria autonomia diplomática. A China, no entanto, preza que os povos tomem suas decisões sem interferência externa”.
Guerra da Ucrânia
“A Rússia tem o direito de defesa do seu território e a diplomacia chinesa vê com preocupação a expansão de bases da OTAN em diferentes territórios. Advogamos por um mundo multipolar e queremos que esse conflito tenha a melhor resolução possível”.
E Bolsonaro?
O DCM questionou se o fato de Bolsonaro repercutir fake news de Donald Trump e dos Estados Unidos não afetou as relações da China com o Brasil. E perguntamos se esse relacionamento melhorou com Lula.
Uma diplomata do PCCh de Wuhan respondeu essas perguntas utilizando uma máxima chinesa.
“As relações entre China e Brasil completaram 50 anos e são muito mais amplas do que um governo ou outro. Eu diria, usando uma imagem que conhecemos bem, que passamos por um vento, uma ventania, que desorganizou algumas coisas. Agora, no entanto, estamos vivendo uma nova calmaria. Esperamos que continue assim”.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
CLDF: Gilmar Mendes receberá título de Cidadão Honorário de Brasília
Homenagem será entregue ao ministro do STF pelo vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), em cerimônia marcada para a próxima 2ª feira O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes vai receber o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia de entrega será na próxima segunda-feira (2/12), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A…
Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF
A Polícia Federal (PF) revelou que faixas usadas em manifestações antidemocráticas nos quartéis foram elaboradas por militares ligados ao Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro (PL). A informação consta no inquérito que resultou no indiciamento do ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o general Mario Fernandes, que atuava no gabinete do ex-chefe do Executivo.…
Na CPI das Bets, investigado explica carona a Nunes Marques, do STF: “Amigo de buchada”
Durante uma sessão da CPI das Bets no Senado nesta terça-feira, 26, o empresário Fernando Oliveira Lima, o “Fernandin OIG”, foi questionado sobre ter oferecido carona em seu jatinho ao ministro Kassio Nunes Marques, do STF, para a festa de aniversário do cantor Gusttavo Lima na Grécia. Interrogado pelo vice-presidente da comissão, o senador Alessandro…