youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Reunião no Ministério de Relações Exteriores. Foto: Barto
Reunião no Ministério de Relações Exteriores. Foto: Barto

Uma diplomata chinesa disse nesta quinta-feira, 29, que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi um “vento” que passou pelo país e que estamos em um período de mais “calmaria”.

Os representantes chineses pediram anonimato sobre quais porta-vozes deram essas respostas. No entanto, não fugiram de nenhum questionamento sobre as questões geopolíticas recentes. O DCM estava presente nessas reuniões.

Sobre as eleições presidenciais recentes na Venezuela, o governo da China vai direto ao ponto em reunião no Ministério das Relações Exteriores: “Reconhecemos Nicolás Maduro como presidente da República, o que é uma decisão do povo venezuelano”.

E o que eles pensam sobre a posição do presidente Lula e do Brasil ao pedirem as atas eleitorais que comprovem ou não vitória de Maduro?

“Respeitamos o posicionamento do Brasil e de qualquer ator global que tenha sua própria autonomia diplomática. A China, no entanto, preza que os povos tomem suas decisões sem interferência externa”.

Guerra da Ucrânia

“A Rússia tem o direito de defesa do seu território e a diplomacia chinesa vê com preocupação a expansão de bases da OTAN em diferentes territórios. Advogamos por um mundo multipolar e queremos que esse conflito tenha a melhor resolução possível”.

E Bolsonaro?

DCM questionou se o fato de Bolsonaro repercutir fake news de Donald Trump e dos Estados Unidos não afetou as relações da China com o Brasil. E perguntamos se esse relacionamento melhorou com Lula.

Uma diplomata do PCCh de Wuhan respondeu essas perguntas utilizando uma máxima chinesa.

“As relações entre China e Brasil completaram 50 anos e são muito mais amplas do que um governo ou outro. Eu diria, usando uma imagem que conhecemos bem, que passamos por um vento, uma ventania, que desorganizou algumas coisas. Agora, no entanto, estamos vivendo uma nova calmaria. Esperamos que continue assim”.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas

    Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas

    O anúncio da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência teria gerado irritação entre aliados de Jair Bolsonaro (PL). A decisão do governador de Goiás foi divulgada apenas quatro dias após a denúncia do ex-presidente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe. Para bolsonaristas, o movimento foi visto como “oportunista” e uma…


  • Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF

    Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF

    “A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares,  juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…


  • Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil

    Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil

    Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…


Os comentários estão desativados.