youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Antena da Starlink em embarcação. Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes bloqueou as contas bancárias da Starlink, empresa de internet via satélite do bilionário Elon Musk, e a determinação pode afetar diretamente os serviços do Exército e da Marinha em áreas remotas. A companhia possui mais de 215 mil clientes no Brasil, incluindo as Forças Armadas e escolas públicas.

A Starlink é usada, por exemplo, no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, maior navio de guerra da frota brasileira, e pelo Exército em equipamentos militares na região Norte do país. O bloqueio das contas não deve gerar um impacto imediato, já que a empresa afirmou que vai continuar prestando o serviço, mesmo que “gratuitamente, se necessário”.

A longo prazo, no entanto, o bloqueio pode afetar os serviços da empresa e gerar um “apagão”. Fabio Alencar, presidente do Sindisat (Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélites), avalia que a decisão pode comprometer as operações caso a Starlink não consiga arcar com custos de manutenção e operação.

“Por enquanto, não afeta, mas poderá afetar. Se as contas continuarem bloqueadas, eles perderão a condição de receber e efetuar pagamentos. Isso afetaria a operação em geral, pois os fornecedores poderiam parar de prestar os serviços contratados”, afirmou em entrevista ao Estadão.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Elon Musk, dono do X e da Starlink. Foto: Reprodução

A decisão de Moraes de bloquear as contas da empresa foi tomada no último dia 18 após o X (ex-Twitter) fechar seu escritório no Brasil e não indicar um representante legal. A plataforma tem multas que somam mais de R$ 20 milhões por descumprir ordens de bloqueios de perfis da Corte.

O magistrado apontou a existência de um “grupo econômico de fato” envolvendo a Starlink e a rede social ao determinar o bloqueio. A empresa de internet chamou a decisão de “inconstitucional”, negou um vínculo entre as empresas e afirmou que continuará prestando serviços “enquanto aborda esse assunto por meios legais”.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • CLDF: Gilmar Mendes receberá título de Cidadão Honorário de Brasília

    CLDF: Gilmar Mendes receberá título de Cidadão Honorário de Brasília

    Homenagem será entregue ao ministro do STF pelo vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), em cerimônia marcada para a próxima 2ª feira O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes vai receber o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia de entrega será na próxima segunda-feira (2/12), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A…


  • Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF

    Faixas de golpistas em quartéis eram produzidas com militares no Planalto, diz relatório da PF

    A Polícia Federal (PF) revelou que faixas usadas em manifestações antidemocráticas nos quartéis foram elaboradas por militares ligados ao Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro (PL). A informação consta no inquérito que resultou no indiciamento do ex-presidente e outras 36 pessoas, incluindo o general Mario Fernandes, que atuava no gabinete do ex-chefe do Executivo.…


  • Na CPI das Bets, investigado explica carona a Nunes Marques, do STF: “Amigo de buchada”

    Na CPI das Bets, investigado explica carona a Nunes Marques, do STF: “Amigo de buchada”

    Durante uma sessão da CPI das Bets no Senado nesta terça-feira, 26, o empresário Fernando Oliveira Lima, o “Fernandin OIG”, foi questionado sobre ter oferecido carona em seu jatinho ao ministro Kassio Nunes Marques, do STF, para a festa de aniversário do cantor Gusttavo Lima na Grécia. Interrogado pelo vice-presidente da comissão, o senador Alessandro…


Os comentários estão desativados.