youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Na próxima quinta-feira (3/5), a partir das 10h:30, será lançado no Museu da República, o mapeamento dos terreiros do Distrito Federal. A iniciativa é fruto de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e foi realizada por meio de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UNB) e a Fundação Cultural Palmares.

“Em diversas oportunidades indicamos emenda ao Orçamento da União para este fim e negociamos com os governos locais a construção dessa iniciativa. Felizmente, conseguimos uma inédita convergência que permitiu a realização desta 1ª Etapa da Cartografia Básica do Mapeamento dosTerreiros do DF”, conta Kokay.

De acordo com a parlamentar, o mapeamento é uma ação concreta de combate às discriminações contra o povo negro e as comunidades deterreiro, importante instrumento para o desenvolvimento de políticas públicas sociais, culturais e de direitos humanos.

“Esse diagnóstico contribuirá para retirar essas comunidades da invisibilidade, para delimitar seu território de atuação, resgatar sua identidade e promover valores. Com essa ação afirmativa, estamos dando um importante passo para promover os terreiros como espaço de culto à natureza, à ancestralidade e aos valores de resistência e liberdade”, diz a deputada.

Serviço:

Lançamento do mapeamento dos terreiros do DF

Data: 03 de Maio

Horário: 10h:30 às 12h:00

Local: Museu da República