Presidente declarou que vai taxar produtos americanos caso Trump aumente as tarifas sobre o Brasil. Reforçou, porém, que quer boa relação e respeito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (30/1) que, caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, leve a cabo as ameaças de taxar produtos brasileiros, “haverá reciprocidade” e taxação sobre produtos importados dos Estados Unidos.
A fala ocorreu em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta. Lula disse ainda que quer manter uma boa relação com o país norte-americano, mas que quer apenas que Trump “respeite o Brasil” e a soberania dos outros países.
“É muito simples. Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Simples, não tem nenhuma dificuldade”, respondeu Lula ao ser questionado sobre a relação com Trump.
O presidente republicano já ameaçou diversas vezes aumentar as taxas de importação sobre países, citando especificamente o Brasil. Na avaliação de Trump, Brasil, Índia e outras nações “taxam demais” os produtos americanos. Além disso, ele também já ameaçou “taxar em 100%” os países do Brics caso avancem no projeto para desdolarizar suas transações.
Lula quer manter boa relação
Lula argumentou que já teve relações com presidentes republicanos e democratas, e que sempre manteve uma boa relação com os Estados Unidos. Comentou ainda que desejou um bom governo para Trump na carta que enviou após sua vitória nas urnas.
“Eu quero respeitar os Estados Unidos, e quero que o Trump respeite o Brasil. É só isso. Se acontecer, está de bom tamanho”, afirmou o presidente. “Eu sinceramente, é isso que espero. Não me preocupo se ele vai brigar pela Groenlândia, pelo Golfo do México, pelo Canal do Panamá. Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países, é isso”, acrescentou.
CORREIO BRAZILIENSE
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
“Congresso e governo atuam juntos para defender o Brasil das tarifas de Trump”, diz Gleisi
Sem citar a tentativa do PL de obstruir a pauta para votar o PL da anistia, ministra diz que “ninguém pode se colocar acima dos interesses do país” A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), destacou nesta quarta-feira (2) a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica pelo Senado. O texto autoriza o Brasil a…
Com apoio do GDF, oito pessoas deixam as ruas e conquistam empregos em serviços públicos
Ação cumpre decreto que garante 2% das vagas de trabalho em licitações para esse público, promovendo inclusão e dignidade Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira “Tenho muita gratidão ao GDF por ter aberto essa porta para a gente.” A emoção de conquistar um emprego e abrir não só uma, mas inúmeras portas,…
Lindbergh critica bolsonaristas por tentativa de obstrução: ‘Defendem Trump ou o Brasil?
Aliados de Jair Bolsonaro tentam forçar a inclusão na agenda da Câmara de um projeto de lei que anistia os golpistas que conspiraram contra a democracia no país Lindbergh: “Não há sentido em paralisar a pauta e votações importantes em cima de um projeto de anistia que, além de tudo, é inconstitucional”. O líder do…