Presidente declarou que vai taxar produtos americanos caso Trump aumente as tarifas sobre o Brasil. Reforçou, porém, que quer boa relação e respeito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (30/1) que, caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, leve a cabo as ameaças de taxar produtos brasileiros, “haverá reciprocidade” e taxação sobre produtos importados dos Estados Unidos.
A fala ocorreu em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta. Lula disse ainda que quer manter uma boa relação com o país norte-americano, mas que quer apenas que Trump “respeite o Brasil” e a soberania dos outros países.
“É muito simples. Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Simples, não tem nenhuma dificuldade”, respondeu Lula ao ser questionado sobre a relação com Trump.
O presidente republicano já ameaçou diversas vezes aumentar as taxas de importação sobre países, citando especificamente o Brasil. Na avaliação de Trump, Brasil, Índia e outras nações “taxam demais” os produtos americanos. Além disso, ele também já ameaçou “taxar em 100%” os países do Brics caso avancem no projeto para desdolarizar suas transações.
Lula quer manter boa relação
Lula argumentou que já teve relações com presidentes republicanos e democratas, e que sempre manteve uma boa relação com os Estados Unidos. Comentou ainda que desejou um bom governo para Trump na carta que enviou após sua vitória nas urnas.
“Eu quero respeitar os Estados Unidos, e quero que o Trump respeite o Brasil. É só isso. Se acontecer, está de bom tamanho”, afirmou o presidente. “Eu sinceramente, é isso que espero. Não me preocupo se ele vai brigar pela Groenlândia, pelo Golfo do México, pelo Canal do Panamá. Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países, é isso”, acrescentou.
CORREIO BRAZILIENSE
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
No Vietnã, Lula diz que anistia não é “tema principal para ninguém”
Em última agenda no giro pela Ásia, Lula disse que não conversou com presidentes da Câmara e do Senado sobre o tema da anistia O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (29/3) que anistia não é “tema principal para ninguém” e negou que tenha tratado do assunto na viagem pela Ásia com os…
A prova de que Bolsonaro não é um perseguido político pela Justiça
Perderam de novo, manés! Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, tratado por Bolsonaro e seus asseclas como o carrasco número um do bolsonarismo, concedeu prisão domiciliar à cabeleireira Débora dos Santos, que no 8 de janeiro de 2023 escreveu com um batom vermelho na estátua da Justiça em Brasília a frase “Perdeu, Mané”.…
Prévia da carga tributária sobe para 32,32% do PIB em 2024
Tributação de offshores e fim de isenções a combustíveis influenciaram Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil A prévia da carga tributária (peso dos impostos e demais tributos sobre a economia) subiu para 32,32% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, divulgou nesta sexta-feira (28) o Tesouro Nacional. Em 2023, o mesmo indicador tinha atingido…