youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Legenda disponibilizou arquivos e recomendou à militância que use os materiais nas diferentes plataformas on-line

Desde o último fim de semana, o Partido dos Trabalhadores (PT) fornece, em seu site oficial e demais páginas da internet, materiais para abastecer a militância, no que a própria legenda denomina de “guerra que irá provar a inocência de Lula”. A sigla lotou as redes sociais com arquivos para as diferentes plataformas on-line e recomenda aos filiados e apoiadores: “distribua entre os seus vizinhos, amigos e familiares.”

“A democracia brasileira está precisando de cada um de vocês”, diz o texto que apresenta aos militantes o material. Disponíveis em tamanhos e qualidades diferentes, há capa para ser usada no Facebook, card para Instagram e Whatsapp, além de imagem já no formato do Insta Stories.

Todas essas artes mostram, em primeiro plano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abraçado a um bebê negro e parabenizando uma mulher, também negra, que segura um diploma. Ao fundo, há outras imagens do petista: abraçando uma idosa, beijando uma criança, posando para uma foto com jovens e sendo ovacionado pelo público durante discurso.

Ainda, é possível enxergar uma bandeira da causa LGBT. Em destaque, por fim, aparece a seguinte frase: “O povo precisa de Lula”. A intenção da campanha é clara. O partido busca aproximar o político das minorias que sempre o defenderam, mostrando o ex-presidente como a única possibilidade para as parcelas mais marginalizadas da população brasileira. Veja o material:

Divulgação

O partido também disponibiliza em seu site, para ser baixado em alta resolução, um folheto com a versão petista do julgamento realizado dia 24 de janeiro pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). A Corte manteve decisão de primeira instância que condenou Lula por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, mas aumentou a pena de 9 anos e 6 meses de prisão para 12 anos e 1 mês de reclusão, a ser cumprida em regime integralmente fechado.

“O Brasil inteiro acompanhou o que fizeram contra Lula. Um julgamento sem crime e sem prova só para tentar tirá-lo da eleição. Eles querem tirar o Lula da eleição porque ele tem força para defender você e seus direitos, seu salário, sua aposentadoria e para impedir que as riquezas do Brasil sejam entregues aos estrangeiros. Vamos defender o ex-presidente Lula das injustiças que ele está sendo vítima!”, traz o texto.

Confira a publicação: 


O tom agressivo do material é o mesmo que vem sendo usado pela alta cúpula petista em discursos e entrevistas. “Como se justifica que você tem um líder popular da dimensão do Lula, que fez o que fez pelo Brasil, condenado injustamente e preso? Há reação sobre isso. E ela não é só da militância do PT. É uma reação nacional e internacional também”, afirmou a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

União também usa as redes
Não só a oposição trava uma batalha on-line. O governo federal aposta nas redes sociais para fazer com que a população preste apoio à proposta da gestão Temer de reformulação da Previdência Social. Por exemplo, uma arte sobre a proposta, com ataques aos governos petistas (veja abaixo), foi postada no Facebook, no mesmo dia do julgamento de Lula pelo TRF-4.

Nessa segunda-feira (29/1), o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara, disse ter acionado a Procuradoria Regional da República no Distrito Federal para que suspenda a propaganda do Palácio do Planalto. Segundo ele, o material “contém críticas veladas ao PT”.

Metrópoles por Larissa Rodrigues