Projeto prevê homenagens anuais à pessoas e instituições que promovam o acesso a esportes para pessoas em vulnerabilidade social
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que institui a Medalha Rei Pelé para incentivadores do esporte. A honraria deve ser concedida em fevereiro de cada ano a pessoas e instituições brasileiras que se destacaram na contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à promoção ou à garantia do acesso a esportes para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
A medida consta no Projeto de Resolução 129/23, de autoria do deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF) e relatoria de Luiz Lima (PL-RJ).
Em cada oportunidade serão condecoradas 10 pessoas e cinco instituições públicas ou privadas indicadas por qualquer deputado ou deputada e selecionadas por comissão julgadora constituída pela 2ª Secretaria e pela Comissão do Esporte da Câmara.
Gilvan Maximo lembrou que a morte do jogador de futebol completa um ano nesta sexta-feira (29/12). “A ideia é homenagear aquele foi considerado o brasileiro do século e honrar o seu legado, que inspirou a tantas crianças, adolescentes e jovens a buscarem no esporte um futuro digno e honesto, longe das drogas e da violência”, disse.
Segundo o projeto, não poderão ser indicados aqueles que exerçam cargos administrativos na Casa ou parlamentares no exercício de seu mandato.
Será proibido ainda patrocínio ou auxílio por parte de qualquer pessoa ou organização, pública ou privada, externa à Câmara.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.