O Distrito Federal ganha uma nova ferramenta essencial na luta contra a violência de gênero com a criação do Observatório da Mulher, uma iniciativa estratégica da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF. O objetivo principal do Observatório é reunir dados e informações sobre a segurança das mulheres na região, contribuindo para a criação de políticas públicas eficazes e direcionadas às reais necessidades desse público.
Em 2024, já foram registrados 20 feminicídios. Essa triste realidade exige ações concretas, e o Observatório da Mulher surge como uma resposta para mudar esse cenário.
O projeto tem como objetivo central facilitar a compreensão das realidades enfrentadas pelas mulheres no DF, por meio da coleta e análise de dados. Com isso, será possível desenhar políticas públicas mais assertivas e eficientes, além de combater a subnotificação dos casos de violência. A Deputada Dayse Amarilio, criadora do projeto e procuradora Especial da Mulher, enfatiza a importância dessa ferramenta:
“Nós não podemos aceitar que covardes continuem acabando com famílias. A segurança da mulher é um assunto urgente. Essa é uma luta de todos.”
A criação do Observatório também se soma ao trabalho da Defensoria Pública do DF, que, em agosto de 2024, lançou o Núcleo da Mulher durante a 1ª Semana de Combate ao Feminicídio da CLDF, reforçando a atuação Distrito Federal no combate à violência de gênero.
Com a aprovação do Observatório, será possível:
- Reduzir os índices de feminicídio e violência de gênero, com ações preventivas e educativas mais eficazes.
- Ampliar a rede de proteção às mulheres, garantindo a destinação correta de recursos públicos.
- Aumentar a transparência e o controle social, permitindo que a população participe ativamente na formulação e avaliação de políticas públicas.
– Promover um Distrito Federal mais seguro, alinhando-se à necessidade de criar uma cidade que prioriza a qualidade de vida de seus cidadãos.
A aprovação do Observatório da Mulher é mais do que uma medida legislativa; é um passo fundamental para garantir que as mulheres do Distrito Federal estejam mais protegidas e visíveis, com um futuro mais seguro e igualitário.
Com informações da Câmara Legislativa
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Entenda a Operação Overclean, que atingiu o “Rei do Lixo” e desvendou esquema bilionário de corrupção em obras públicas
Operação Overclean revelou fraude de R$ 1,4 bilhão e se aproxima de políticos influentes 247 – A Operação Overclean, conduzida pela Polícia Federal desde 2023, revelou um esquema bilionário de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo contratos fraudulentos, licitações manipuladas e o uso de empresas fantasmas. A apuração, que já aponta possíveis conexões com políticos influentes…
Exército ainda esconde identidade de quem autorizou o uso de blindados para proteger bolsonaristas golpistas no QG
Controladoria Geral da União (CGU) chegou a determinar que o Exército fornecesse a informação, mas a Força Militar se recusou a atender à solicitação 247 – A polêmica envolvendo os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas golpistas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília, segue sem desfecho. O Exército Brasileiro,…
Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025
Faixa etária vai aumentando seis meses a cada ano Por Luiz Claudio Ferreira, repórter da Agência Brasil – Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis…