Nova lei autoriza o aumento da participação da União no Fundo Garantidor de Operações (FGO) para garantir crédito rural aos agricultores familiares
247 – O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância da sanção do PL 2750/2024, ocorrida nesta quarta-feira (27). O projeto autoriza o aumento da participação da União no Fundo Garantidor de Operações (FGO), ampliando recursos para garantir crédito rural aos agricultores familiares. “É um grande momento para impulsionar a pequena economia, garantir escala e assegurar a longevidade de uma atividade tão vital para o Brasil como a agricultura familiar”, afirmou Lima.
A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de ministros como Paulo Teixeira e Fernando Haddad, além de parlamentares e representantes de movimentos sociais. Décio Lima enfatizou o impacto positivo da medida: “Estamos vivendo um momento especial para a economia brasileira e, em especial, para aqueles que acordam cedo para produzir o alimento que abastece o país e alimenta nossas famílias”.
Parceria para assistência técnica
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Paulo Teixeira, ressaltou o papel estratégico do Sebrae no apoio aos agricultores familiares. Durante o evento, sugeriu a criação de um convênio para ampliar a assistência técnica e a extensão rural. Segundo ele, “o Sebrae é uma das melhores instituições de assistência técnica no Brasil”. Décio Lima sinalizou apoio à iniciativa, reforçando que a agricultura familiar é uma prioridade para a instituição.
O Sebrae e o campo
Com uma atuação robusta no segmento rural, o Sebrae tem nos pequenos produtores e agricultores familiares um público prioritário. No Brasil, a agricultura familiar responde por 23% do valor bruto da produção agropecuária e emprega cerca de 10,1 milhões de trabalhadores, representando 67% das ocupações no campo.
Com o reforço ao crédito garantido pelo FGO, a expectativa é de que os agricultores familiares possam ampliar suas atividades, gerando mais empregos e fortalecendo a economia rural. Para Décio Lima, a medida é mais do que um estímulo financeiro: “É um investimento no Brasil que queremos construir, mais forte e mais inclusivo”.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes
- Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 6,05 com fluxo e commodities
- Haddad reforça que Propag terá vários trechos vetados
- Inflação acumula alta de 4,83% em 2024 e estoura o teto da meta do CMN
- Pix não terá cobrança de imposto, diz Receita Federal; entenda novas regras