O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta segunda-feira (28) que aguardará uma posição do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o veto do governo brasileiro que impediu a entrada da Venezuela no bloco Brics.
“Prefiro esperar que Lula observe, esteja bem informado sobre os acontecimentos, e que ele, como chefe de Estado, em seu momento, diga o que tem que dizer”, afirmou Maduro, em seu programa semanal na TV pública.
Maduro evitou culpar diretamente Lula pelo veto e direcionou suas críticas aos funcionários da chancelaria brasileira: “O Itamaraty tem sido um poder dentro do poder no Brasil há muitos anos. Sempre conspirou contra a Venezuela. É uma chancelaria muito ligada ao Departamento de Estado americano, desde a época do golpe de Estado contra João Goulart”,.
Lula, que já foi um antigo aliado de Maduro e de seu antecessor Hugo Chávez, distanciou-se do líder venezuelano após a controversa reeleição de Maduro em julho, denunciada pela oposição venezuelana como fraudulenta. O veto brasileiro foi explicado pelo ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência, como uma resposta a uma “quebra de confiança.”
No sábado passado, o procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, questionou o acidente doméstico de Lula, referindo-se a ele como um “álibi” para justificar a ausência do presidente brasileiro na reunião do Brics. Maduro, porém, não comentou diretamente, afirmando que “cabe aos médicos e ao presidente Lula falar.”
Maduro finalizou reforçando que a Venezuela não depende do apoio de outros países para seus objetivos. “Devemos esperar resultados dos nossos próprios esforços, nunca depender de ninguém, seja quem for. Não dependemos do Brasil para nada, nem de ninguém.” Mesmo assim, indicou que continuará tentando garantir a entrada da Venezuela no Brics.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…