youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Lula e Maduro durante encontro em Brasília, em maio de 2023: presidente da Venezuela disse que vai esperar o petista se pronunciar sobre o veto. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta segunda-feira (28) que aguardará uma posição do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o veto do governo brasileiro que impediu a entrada da Venezuela no bloco Brics.

“Prefiro esperar que Lula observe, esteja bem informado sobre os acontecimentos, e que ele, como chefe de Estado, em seu momento, diga o que tem que dizer”, afirmou Maduro, em seu programa semanal na TV pública.

Maduro evitou culpar diretamente Lula pelo veto e direcionou suas críticas aos funcionários da chancelaria brasileira: “O Itamaraty tem sido um poder dentro do poder no Brasil há muitos anos. Sempre conspirou contra a Venezuela. É uma chancelaria muito ligada ao Departamento de Estado americano, desde a época do golpe de Estado contra João Goulart”,.

Natal, medo e isolamento internacional: a Venezuela três meses após eleições - Folha PE
O presiente da Venezuela, Nicolás Maduro: ele evitou responsabilizar Lula diretamente pelo veto. Foto: reprodução

Lula, que já foi um antigo aliado de Maduro e de seu antecessor Hugo Chávez, distanciou-se do líder venezuelano após a controversa reeleição de Maduro em julho, denunciada pela oposição venezuelana como fraudulenta. O veto brasileiro foi explicado pelo ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência, como uma resposta a uma “quebra de confiança.”

No sábado passado, o procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, questionou o acidente doméstico de Lula, referindo-se a ele como um “álibi” para justificar a ausência do presidente brasileiro na reunião do Brics. Maduro, porém, não comentou diretamente, afirmando que “cabe aos médicos e ao presidente Lula falar.”

Maduro finalizou reforçando que a Venezuela não depende do apoio de outros países para seus objetivos. “Devemos esperar resultados dos nossos próprios esforços, nunca depender de ninguém, seja quem for. Não dependemos do Brasil para nada, nem de ninguém.” Mesmo assim, indicou que continuará tentando garantir a entrada da Venezuela no Brics.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.