Presidente cumprirá agenda também com López Obrador
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia, nesta segunda-feira (30), uma série de agendas no México, principalmente a posse da primeira mulher eleita para a presidência do país, Cláudia Sheinbaum, prevista para a manhã de terça-feira (1º).
Nesta segunda-feira, antes da posse, Lula terá uma reunião bilateral com López Obrador.
A situação da Venezuela deve ser um tema levado por Lula tanto para Obrador, quanto para Sheinbaum, mas não há expectativa de negociação sobre o tema.
Lula também participará de uma reunião bilateral com Sheinbaum na segunda. De acordo com o Palácio do Planalto, as conversas devem abordar temas como meio ambiente, questões de gênero e relações comerciais.
“A presidenta eleita é uma cientista com especialização em ciência climática. Foi membro do IPCC, o Painel das Nações Unidas sobre o Clima. O meio ambiente é um tema que une os dois países, e o fato de a presidenta ter essa formação científica é um elemento que o Brasil deve perceber e aproveitar muito bem”, afirmou na última semana a secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Gisela Padovan.
Segundo o Itamaraty, o México é o sexto maior parceiro comercial do Brasil e quinto principal destino das exportações nacionais. No encontro com a presidente eleita, Lula deve demonstrar empenho em aprofundar o acordo de complementação econômica (ACE-53) entre os países.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal
- GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025
- Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro
- Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder
- Lula deixa PT e aliados apreensivos ao cogitar não disputar reeleição em 2026