youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em "Meu Imposto de Renda" -  (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” – (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)

A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29/9), o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda deste ano. Mais de 1,26 milhão de contribuintes receberão um montante de R$ 1,96 bilhão. Devem receber o benefício cerca de 7.402 contribuintes idosos acima de 80 anos; 57.572 pessoas entre 60 e 79 anos; 6.847 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave; 19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 141.577 indivíduos que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via pix.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”. O órgão também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, que possibilita consultar diretamente as informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Segundo a Receita, o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, ou se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição nesse período, deverá acessar o Portal e-CAC.

Entre março e setembro deste ano, a Receita Federal recebeu 43.481.995 declarações do Imposto de Renda. Deste total, 1.366.778 declarações foram retidas em malha fiscal (necessidade de comprovar informações), o que corresponde a 3,1% do total de declarações recebidas.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.