Ataques foram feitos após o ministro do STF determinar o bloqueio de bens da Starlink para garantir o pagamento multas impostas ao X

O bilionário Elon Musk voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em sua rede social, o dono da rede social, antigo Twitter, lançou uma série de ataques contra Moraes, chamando-o de “tirano” e “criminoso”, e se referiu a Lula como o “cão de estimação” do ministro. O tirano, Alexandre, é ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho”, postou Musk.
Os ataques foram feitos após o ministro ordenar, nesta quinta-feira (29), o congelamento das contas e bens da da Starlink, uma das empresas de Musk, no Brasil, para garantir o pagamento de multas impostas ao X pelo descumprimento de ordens judiciais que determinavam a suspensão de perfis que disseminava fake news, discurso de ódio e ataques às instituições. do X, que descumpriu ordens judiciais. Em outra postagem, Musk se referiu a Moraes como “um criminoso declarado da pior espécie, disfarçado de juiz”.
Elon Musk optou por fechar o escritório da X no Brasil após discordar das multas aplicadas pelo STF e das ordens de remoção de perfis e conteúdos da rede social que violam o Estado Democrático de Direito, disseminam fake news e discurso de ódio, além de descumprirem a legislação brasileira. A ordem do magistrado faz menção a disposição prevista no Marco Civil da Internet em que diz ser cabível a suspensão temporária das atividades daqueles que, entre outros atos, não respeitarem a legislação brasileira e o sigilo das comunicações privadas e dos registros.
Desde que determinou a suspensão dos perfis extremistas, Moraes vem exigindo que Musk nomeie um representante legal para atuar oficialmente em nome da plataforma no Brasil,, o que não vem sendo cumprido. Nesta quarta-feira (18), o ministro deu prazo de 24 horas para que um novo representante legal da rede social X no Brasil fosse nomeado , sob pena de suspensão das atividades da plataforma no país.
A decisão determinava que Musk fosse intimado por meio eletrônico para indicar o representante legal “sob pena de imediata suspensão das atividades da rede social ‘X’ (antigo Twitter) até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
PGR quer recorrer contra decisão de Moraes que suspendeu extradição em resposta à Espanha; entenda
A Procuradoria-Geral da República (PGR) estuda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o processo de extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, acusado de tráfico de drogas. A medida foi vista por integrantes do Ministério Público Federal como uma retaliação ao Judiciário espanhol por ter negado…
“China hoje oferece mais oportunidades ao Brasil”, diz Celso Amorim
O assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, comentou as recentes medidas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, ações como o “tarifaço” implementado pelo republicano representam um risco grave ao sistema multilateral, um dos pilares da política externa brasileira. Amorim afirmou ainda que, diante desse cenário, “a China hoje oferece mais oportunidades…
Com Lula, queimadas caem 70% no Brasil no 1º trimestre de 2025
Dados do MapBiomas revelam avanço das políticas ambientais do governo Lula O Pantanal apresentou uma queda significativa, com 86% menos queimadas do que no mesmo período de 2024 O Brasil registrou uma redução de 70% na área atingida por queimadas no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. A informação,…