Segundo o governador, coletivos que começam a operar em setembro têm ar-condicionado, possuem acessibilidade e motor Euro 6, menos poluentes
O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, na manhã desta quinta-feira (29/8), 78 novos ônibus que, a partir de setembro, vão operar linhas do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da avenida Hélio Prates) e Ceilândia.
Os coletivos zero-quilômetro da Viação Marechal foram apresentados na Estação 102 Sul do Metrô-DF.
“Esse é um trabalho que a gente vem fazendo pela população do DF. Essa é uma licitação bastante antiga, ainda do governo Agnelo, e com muitos problemas que ajustamos os contratos para a renovação da frota para a população da capital com ônibus modernos, equipados com ar-condicionado e conforto”, detalhou o governador.
Segundo o governador, todos os veículos recém-chegados possuem ar-condicionado e vêm equipados com motor Euro 6, considerado menos poluente. Os coletivos também possuem elevador para acesso de pessoas com deficiência e validador V6, com funcionalidade EMV, que permite aos passageiros pagarem as passagens por meios eletrônicos (cartões de transporte e de débito e crédito).
Ao todo, a Viação Marechal vai renovar 377 veículos. Para agosto, estava prevista a entrega de 55 veículos, mas a empresa conseguiu entregar mais, totalizando os 78 desta primeira fase. A concessionária – que opera 144 linhas, com 464 coletivos – é responsável por cerca de 3,2 milhões de acessos todos os meses.
“Nós temos a idade média inferior até o final do ano, inferior a 3 anos. Isso é uma maravilha para o usuário”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Ele disse que, “somando as outras renovações, esta é a frota mais nova do Brasil”.
Iges-DF
Questionado sobre a Operação Escudeiro, deflagrada pela Polícia Civil (PCDF) nessa quarta-feira (28/8) para apurar ações de empresários e agentes públicos relacionadas ao contrato de fornecimento de alimentos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), o governador respondeu que vai “aguardar o trabalho da investigação”.
“Tenho a notícia de que os envolvidos foram afastados. A gente espera que eles possam fazer uma apuração mais rápida possível e, aqueles que tiverem culpa, que sejam punidos”, destacou Ibaneis.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Moraes atende PGR e decide arquivar investigação de Bolsonaro no inquérito sobre fraudes em cartões de vacina
- PGR volta a estudar se denuncia Bolsonaro no caso das joias sauditas
- PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua no STF
- Brasil vive guerra contra as mulheres, diz ministra sobre violência
- Defesa confirma ao STF que Léo Índio está na Argentina