youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Os ministros do TCU e da AGU são os favoritos para a próxima vaga do STF, que será aberta após a aposentadoria de Rosa Weber

Lula e Rosa Weber
Lula e Rosa Weber (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Lula não cede a pressão após ataques a Zanin e já conversa com aliados sobre Bruno Dantas e Jorge Messias · Ouvir artigo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se em um processo delicado de seleção do próximo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). Esse movimento ocorre após uma série de ataques a Cristiano Zanin, o primeiro nomeado por Lula para o STF durante seu terceiro mandato, por setores que tentam patrulhar suas decisões.

Mesmo em meio a uma campanha para a indicação de uma mulher negra ao STF, Lula não aparenta estar inclinado a ceder à pressão. O presidente deixou claro que o critério mais relevante em sua escolha é a confiança, segundo reportam os jornalistas Mariana Muniz e Jeniffer Gularte, do Globo. Antes de sua viagem para a África na semana passada, Lula consultou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sobre suas opiniões em relação a Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Dantas conta com o apoio do senador Renan Calheiros (MDB-AL), principal opositor de Lira em Alagoas.

Nos bastidores, Jorge Messias, chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), é apontado como um nome que tem conquistado crescente influência devido às suas estreitas ligações com o PT. Sua fé evangélica também pode ser um trunfo junto aos parlamentares desse segmento. O deputado evangélico Cezinha de Madureira (PSD) já manifestou publicamente a disposição da bancada em apoiá-lo, caso seja a escolha de Lula. 

Por outro lado, Bruno Dantas, ministro do TCU, intensificou sua campanha para se aproximar de Lula nas últimas semanas. Dantas tem buscado agendas diretas com o presidente e angariado apoio amplo no Congresso, entre ministros do STF e membros do PT, como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Nos últimos anos, o ministro tem se engajado em causas caras à ala progressista, como a promoção de pautas relacionadas à diversidade, igualdade de gênero e proteção dos direitos das populações indígenas.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.