“Este é um projeto de grande dimensão, reunindo cientistas de oito países-membros do BRICS”, disse Aleksandr Makarov
A Rússia e o Brasil vão organizar uma expedição científica de circunavegação da Antártica, com uma equipe internacional de cientistas de oito países do BRICS fazendo a viagem no navio Akademik Treshnikov no outono europeu, disse em entrevista à Sputnik o diretor do Instituto de Pesquisa do Ártico e da Antártica russo, Aleksandr Makarov.
“No outono [primavera no Brasil] se iniciará uma expedição russo-brasileira de circunavegação da Antártica. O navio russo partirá para a costa da América do Sul em outubro, com início da expedição previsto para novembro. Este é um projeto de grande dimensão, reunindo cientistas de oito países-membros do BRICS”, disse Makarov.
O diretor do instituto não descartou que, junto com o Brasil, seja possível organizar um projeto similar no Ártico no navio resistente ao gelo Severny Polyus (Polo Norte em português).
A plataforma Severny Polyus, que não tem análogos no mundo, foi construída no estaleiro da Admiralteiskie Verfi em São Petersburgo e lançada na água em 2022.
O objetivo da nova plataforma científica resistente ao gelo é proporcionar um reduto móvel e confiável para os cientistas que trabalham no Ártico. Além disso, a embarcação inclui um moderno laboratório, instalações de comunicação e uma área de pouso para helicópteros Mi-8 e Mi-38. O navio tem 83,1 m de comprimento, 22,5 m de boca e um deslocamento de cerca de 10.400 toneladas.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
2 anos de reconstrução: Lula restaura protagonismo internacional do Brasil
Depois da tragédia diplomática que significou o governo Bolsonaro, presidente Lula lidera agenda mundial de combate à fome e de enfrentamento das mudanças climáticas na bem-sucedida Cúpula do G20 Por quatro anos, as notórias estultices de Jair Bolsonaro – figura imprópria para o trato diplomático, como já se reconhece – desgastaram gravemente a imagem do…
2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças
“Tivemos conquistas extremamente importantes para as mulheres desde 2023. Quando se dá prioridade para garantir a autonomia econômica das mulheres, você beneficia todas as famílias”, diz Cida Gonçalves Presidente Lula segue preocupado e atento às demandas e necessidades das brasileiras Sob a gestão do presidente Lula, as brasileiras têm conquistado mais direitos e oportunidades. Seja…
2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsiona desenvolvimento, gerando novos empregos
Com R$ 1,8 trilhão em investimentos, programa do governo Lula transforma infraestrutura, habitação e educação, promovendo inclusão social e crescimento sustentável O presidente Lula, ao lado de ministros, durante evento do Novo PAC Seleções Nos últimos dois anos, um dos pilares centrais do projeto de reconstrução nacional encampado pelo governo Lula, o Novo Programa de…