A expectativa é de que esses contratos possam gerar até 35 mil empregos diretos e indiretos nos estaleiros nacionais
Apoie o 247 Google News
Contribua usando o Google
Petrobrás dará preferência à indústria naval brasileira na renovação de sua frota · A Petrobras está planejando uma significativa renovação de sua frota de barcos de apoio a plataformas de petróleo e tem como prioridade dar preferência à indústria naval brasileira. O objetivo é substituir unidades que estão se aproximando do fim de sua vida útil nos próximos anos. De acordo com o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal, Carlos Travassos, o plano envolve a encomenda de até 36 embarcações, o que trará importantes negócios para o setor naval do país, segundo reporta o jornalista Nicola Pamplona, na Folha de S. Paulo.
Essas embarcações, de menor porte, desempenham funções vitais, como o transporte de insumos para as plataformas e serviços especializados, como o lançamento de dutos no fundo do mar. Um estudo preliminar realizado pela Petrobras apontou a necessidade de substituir 28 embarcações até 2029, seguidas de outras 8 em um momento posterior. A expectativa é de que esses contratos possam gerar até 35 mil empregos diretos e indiretos nos estaleiros nacionais, fortalecendo o mercado de trabalho brasileiro.
Além de impulsionar a economia interna, a Petrobras também está atenta à sustentabilidade ambiental em seus projetos de renovação. A empresa planeja considerar tecnologias que reduzam as emissões de gases poluentes nas novas embarcações. Embora as licitações não determinem a localização para a construção dos navios, a legislação brasileira favorece as embarcações de bandeira nacional, o que favorece a indústria naval do Brasil. Atualmente, a frota de apoio marítimo da Petrobras é composta em sua maioria por navios nacionais, e a expectativa é que essa preferência continue na renovação programada.
Em meio à retomada de investimentos na indústria naval brasileira, a Petrobras também tem planos de contratar navios de maior porte por meio de sua subsidiária Transpetro. Esses esforços de renovação também incluem a construção de módulos para plataformas de petróleo e o desmantelamento de plataformas que atingiram o fim de sua vida útil. A expectativa é de que essas iniciativas impulsionem o setor naval do país, cumprindo a promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fortalecendo a indústria nacional em um cenário de demanda renovada.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.