Dirigente petista afirmou, no entanto, que o partido precisa ter mais contrapartidas
Jilmar Tatto indica que PT vai cumprir acordo com Boulos em São Paulo · Nas discussões do Partido dos Trabalhadores (PT), a decisão de apoiar Guilherme Boulos (PSOL) para a Prefeitura de São Paulo no próximo pleito tem gerado controvérsias. O deputado federal Jilmar Tatto, opositor do acordo entre PT e PSOL, expressou suas preocupações em relação à candidatura conjunta, mas confirmou que o acordo será cumprido, segundo informa Carolina Linhares, jornalista da Folha. Em uma reunião com mais de 200 militantes petistas, Tatto enfatizou a incerteza quanto à capacidade do PSOL de dialogar com o centro político, o que poderia custar ao PT a chance de ganhar a eleição em um momento favorável com a vitória presidencial.
O PT planeja formalizar o apoio a Boulos durante o congresso do diretório municipal, mas Tatto defende que a decisão seja adiada e reforça sua posição contrária ao acordo. O deputado acredita que a esquerda só terá êxito se conseguir atrair eleitores do centro político, algo que Boulos, identificado com o movimento sem-teto, talvez não consiga. Na reunião, foram levantadas condições para o apoio, como a defesa do PT durante a campanha e a indicação de um vice na chapa.
Apesar das vozes favoráveis ao apoio a Boulos e da argumentação de que o acordo deve ser cumprido, muitos petistas defendem a candidatura própria do partido. Eles acreditam que ter um candidato próprio em São Paulo fortaleceria a legenda, ajudando a eleger vereadores do PT e consolidando sua posição nas eleições de 2026. Essa disputa interna revela os desafios políticos que o PT enfrenta ao tomar decisões estratégicas para seu futuro na política brasileira, buscando conciliar diferentes perspectivas dentro da legenda.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.