O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem se aproximado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes, investidores da Faria Lima e personalidades como Luciano Huck, e tem irritado bolsonaristas. Para aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele tem tentado viabilizar uma candidatura para 2026. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.
Políticos próximos a Bolsonaro acreditam que esses grupos apostam na candidatura de Tarcísio contra Lula na disputa presidencial de 2026. O que irrita bolsonaristas é o fato do governador passar uma mensagem de que o ex-presidente seria uma carta fora do baralho para o pleito.
Bolsonaro está inelegível e não poderá disputar em 2026 caso o Supremo não aceite seu recurso. Aliados avaliam que Tarcísio quer usar o ex-presidente como cabo eleitoral e criar uma espécie de “bolsonarismo sem Bolsonaro”.
Eles defendem que Tarcísio deveria usar sua influência e atuar nas cortes superiores para reverter a condenação de seu padrinho político. Sem citar o governador, dois filhos do ex-presidente reclamaram de suas movimentações.
Nas redes, o vereador Carlos Bolsonaro escreveu: “Qualquer movimento que exclua a possibilidade de Jair Bolsonaro de concorrer à futura disputa eleitoral usando sua imagem do presidente e não for desmentido por nenhum suposto beneficiário, desconfie”. Ele diz que o movimento é “oportunista” e tem como objetivo “enfraquecer o capitão”.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por sua vez, citou o caso de Lula, que estava preso dois anos antes da disputa eleitoral, e escreveu: “Enquanto houver a possibilidade de reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, ele é o meu pré-candidato”.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF investiga caso de jovem baleada pela PRF; estado da vítima é grave
- Daniel Silveira descumpriu 227 vezes medidas cautelares, diz Alexandre de Moraes
- Esquerda e direita enfrentam desafios na renovação de líderes visando eleições de 2026
- Desemprego deve permanecer baixo no terceiro ano do governo Lula 3
- Atenção! CRLV-e 2024 passa a ser obrigatório em 1º de janeiro no DF