O Paz e Bem desta quarta (29) foi conduzido pelo reverendo anglicano Eduardo Henrique. Eis a apresentação que ele preparou:
No programa da quarta-feira passada (24/05) falei um pouco sobre minha experiência espiritual no interior da Catedral de Chartres. Nessa catedral há uma capela ecumênica. Várias igrejas cristãs ofertaram um item que a compõe. A Igreja da Inglaterra (Anglicana) ofertou um manuscrito medieval iluminado (com imagens e capitulares ilustrados) sobre a Virgem Negra de Chartres. Com isso ela fez jus à história da igreja nas ilhas britânicas e ao santuário de Chartres.
A Igreja da Inglaterra (Anglicana) é herdeira dos centros monásticos celtas e sua rica tradição de notáveis homens e mulheres que, diante de tempos obscuros, mantiveram viva a chama do conhecimento e da sabedoria. Dos centros celtas partiram pessoas ávidas de conhecimento e saber, semeando a Europa continental de ideias e saberes e chegando mesmo aos Urais e aos fiordes escandinavos. O mesmo deve ser dito de seu legado beneditino. Foi um abade beneditino, São Beda (672 – 735) que escreveu a notável história da Igreja nas ilhas britânicas.
Chartres, que foi um centro de ensino druídico e santuário celta, possuiu uma ‘escola de metafísica’ das mais relevantes na promoção da filosofia platônica e aristotélica. Nomes como John de Salisbury e Bernardo Silvestre foram acima de tudo homens de saber e mística e nomes importantes da “Escola de Chartres”.
Em tudo isso vemos as sementes da universidade. Ela nasce do esforço de tantos homens e mulheres, como santas Hildegarda de Bingen e Juliana de Norwich, que amavam livros e escreveram textos notáveis e originais. Está no ‘DNA’ da universidade o seu espírito transgressor e contestador. Lembremos da greve de 1229 – 1231 na Universidade de Paris (Sorbonne) contra a violência policial, em favor da autonomia acadêmica e pelo direito de greve.
Programa da quarta-feira passada que falei um pouco sobre a minha experiência espiritual em Chartres: aqui.
Referência:
A Universidade – Das Origens à Renascença. Reinholdo Ullmann e Aloysio Bohnen. Editora Unisinos, 1994.
A foto deste Paz e Bem 188 é da manifestação em defesa da Educação de 15 de maio último. A cena é de Macapá, a imagem é de Daniel Bustamante Teixeira
Siga nossas redes sociais Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: http://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5
Página pessoal: htt ps://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/jeovarodriguespt13p
https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg