Presidente Lula também vai se encontrar com o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, envolvida na disputa territorial com a Guiana
O presidente Lula (PT) prossegue em missão internacional nesta quinta-feira (29) e quer mediar um diálogo entre Venezuela e Guiana, nações envolvidas em uma disputa territorial de longa data. Em sua agenda na capital da Guiana, Georgetown, Lula se reúne nas próximas horas, segundo o g1, com o presidente guianense Mohamed Irfaan Ali, buscando abordar a controvérsia sobre o território de Essequibo.
Essequibo, uma região de 160 quilômetros quadrados, é alvo de disputa entre Venezuela e Guiana, atravessando seis dos dez estados guianenses. A Venezuela reivindica a posse legítima da área, o que tem gerado tensões significativas na região, especialmente devido à riqueza em recursos naturais e biodiversidade ali presentes.
A recente ratificação, por meio de um referendo na Venezuela no ano passado, do desejo de anexar a região, reacendeu o conflito latente, despertando preocupações adicionais, incluindo o potencial de um conflito armado na fronteira com o Brasil.
Durante a reunião bilateral, os presidentes Lula e Ali discutirão não apenas a disputa territorial, mas também maneiras de facilitar um diálogo construtivo entre Venezuela e Guiana, visando à resolução pacífica do impasse. Além disso, será debatida a exploração responsável dos vastos recursos naturais da região, com foco na preservação ambiental.
Após os compromissos na Guiana, Lula partirá para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, onde participará da abertura da cúpula de chefes de Estado e governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Está previsto que o presidente brasileiro se encontre com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante sua estadia em Kingstown, intensificando os esforços diplomáticos para buscar soluções para os desafios regionais.
A comitiva presidencial é composta pela ministra Simone Tebet (MDB), do Planejamento e Orçamento, além dos ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; Renan Filho, dos Transportes; e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Petistas parabenizam Lula por ordenar retirada de algemas de brasileiros deportados
- Bola fora: mercado financeiro erra 95% das previsões econômicas no país, diz UOL
- Turismo bate recorde em 2024 e arrecada US$ 7,341 bi
- De olho em 2026, Lula avalia ampliar espaços para PSD e MDB no governo e reduzir ministros do União e PP
- Os brasileiros que imigram para trabalhar em frigoríficos na Irlanda: ‘Abuso e condições precárias’