A Câmara dos Deputados tem escondido a lista de deputados federais que assinaram o pedido de impeachment, feito por Carla Zambelli (PL-SP), contra o presidente Lula. A Secretaria-Geral da Mesa da Casa Legislativa se recusou a fornecer a lista oficial dos parlamentares signatários do documento.
Segundo a Folha de S.Paulo, a Câmara tem se recusado a fornecer a informação e pedido para que seja formalizado uma solicitação via Lei de Acesso à Informação (LAI). A própria lei estabelece, no entanto, que pessoas ou instituições interessadas nesse tipo de informação podem pode solicitá-la “por qualquer meio legítimo”.
A deputada bolsonarista tem chefiado uma iniciativa para coletar assinaturas para o pedido de impeachment contra o presidente por declaração em que compara os ataques israelenses contra Gaza ao Holocausto. Segundo Zambelli, o documento tem 140 assinaturas.
Ela diz que a maioria dos signatários é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas cita assinaturas de membros do União Brasil, PSD, PP, MDB e Republicanos, que fazem parte da base do governo Lula. A Câmara afirmou, na semana passada, que o pedido tem 139 assinaturas, mas não divulgou os nomes dos signatários.
O governo afirmou nos bastidores que os parlamentares que fazem parte da base do governo e assinaram o documento sofrerão consequências. A ideia é diminuir a verba distribuída a eles e demitir pessoas indicadas por eles a cargos do governo.
Apesar do número de assinaturas, lideranças no Congresso Nacional descartam o avanço do pedido de impeachment contra o presidente. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, já arquivou dois outros documentos similares contra o petista.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Psol pede arquivamento do PL da anistia após atentado em Brasília
- PRF reforçará fiscalização em rodovias do DF após ataque ao STF
- Atentado pressiona Congresso a abandonar anistia; PF vê inquérito do golpe mais fortalecido
- Lula já tem mais de dez reuniões bilaterais previstas durante G20, incluindo Biden e Macron
- Veja o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República