“O governo Lula 3 está devendo uma resposta definitiva a uma população ciente de seus direitos e leal aos governos comprometidos com os interesses da maioria”
Num país onde o preço dos alimentos tornou-se a questão número um na lista de preocupações de brasileiras e brasileiros, em particular das camadas inferiorizadas da população, o governo Lula não tem o direito de permanecer em silêncio.
Precisa intervir no mercado de alimentos e assegurar o abastecimento da população, submetida a um sacrifício pesado e injusto, que não tem nenhuma relação com o grau de desenvolvimento do país, atingido, como se sabe, em um ambiente de sacrifício e desigualdade.Play Video
Graças a investimentos sustentados com juros baratos do próprio Estado, o Brasil tornou-se um dos maiores — em alguns casos, o maior — produtores mundiais de alimentos.
Deveria ser uma ótima situação se esse progresso, consolidado nos últimos anos, fosse partilhado com aqueles brasileiros e brasileiras que acordam cedo para o plantio e a colheita, seja manual, seja mecanizada.
Nada disso. Fiel a uma tradição antisocial que se iniciou no trabalho escravo, atravessou o Império e mais de um século de República, a riqueza de nossa agricultura permanece um trabalho de muitos em benefício de poucos. O campo, cada vez mais rico, permanece cada vez mais pobre.
Por essa razão, o país que bate recordes de produção na agricultura também acumula tragédias sem limite na partilha de arroz, feijão, trigo e outros alimentos que desapareceram da mesa do brasileiro, trazendo de volta cenas macabras de fome, miséria e desespero, cuja origem se encontra em uma equação vergonhosa e previsível, que todos conhecem.
Plantada com o sacrifício de toda a população, a riquíssima colheita de alimentos de nossos dias não pode ser um benefício exclusivo para os habitantes dos gabinetes perfumados do andar de cima, gerando uma situação de fome, desigualdade e injustiça que envergonha o país.
Com uma biografia única na galeria de presidentes da República e um reconhecido histórico de preocupação com as necessidades dos andares inferiorizados da sociedade brasileira, o governo Lula 3 está devendo uma resposta definitiva a uma população ciente de seus direitos e leal aos governos comprometidos com os interesses da maioria.
- Lula reforça laços com Vietnã e expande presença brasileira na Ásia
- “Chega de impunidade”: Erika Kokay cobra punição a golpistas e critica Bolsonaro
- Gleisi denuncia farsa do PL da anistia para livrar Bolsonaro da cadeia
- Pé-de-Meia: governo paga 1ª parcela de 2025 a partir desta 2ª; entenda
- Celina, Michelle e Ibaneis aparecem na frente para 2026, diz pesquisa