
A embaixada do Brasil em Kinshasa, na República Democrática do Congo, foi alvo de ataques na última terça-feira (28), conforme informou o Ministério das Relações Exteriores. Nenhum funcionário da representação foi atingido.
O Itamaraty manifestou preocupação com a escalada da violência no país e destacou a gravidade da situação. “O governo brasileiro expressa grave preocupação com os ataques a representações diplomáticas estrangeiras ocorridos hoje, em Kinshasa, inclusive à embaixada do Brasil, cuja bandeira foi retirada e levada pela multidão”, afirmou em nota.
O ataque não se restringiu à embaixada brasileira. Representações diplomáticas da França, Estados Unidos, Uganda, Quênia e Ruanda também foram alvos. “O Brasil confia em que o governo congolês envidará todos os esforços para controlar a situação”, declarou o Itamaraty.
A tensão nas ruas da República Democrática do Congo aumentou com a tomada do aeroporto de Goma pelos rebeldes do grupo M23. A ofensiva resultou na captura da cidade e na morte de civis, cujos corpos ficaram espalhados pelas ruas.
A violência no país atingiu seu nível mais crítico desde 2012, em um conflito que já se estende há três décadas e tem raízes no genocídio ocorrido em Ruanda e na disputa pelo controle dos recursos minerais da região.
Nos últimos três dias, os confrontos entre milicianos e soldados resultaram em mais de cem mortes e cerca de mil feridos, segundo um levantamento da AFP baseado em relatórios hospitalares da cidade, que tem aproximadamente um milhão de habitantes.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada
Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…
AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas
Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…
Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF
Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…