Mandato é de dois anos e, para ser eleito, o deputado precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257 deputados) ou ser o mais votado no segundo turno

A eleição para presidente da Câmara dos Deputados está marcada para sábado (1º/2), às 16 horas, no plenário Ulysses Guimarães. Além da presidência, serão escolhidos os representantes dos demais cargos da Mesa Diretora: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.
O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257 deputados) ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e é realizada em cabines eletrônicas.
A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Depois, serão apurados os votos dos demais integrantes da Mesa, nesta ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários e quatro suplentes.
Quem são os candidatos?
Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) são os candidatos a presidente da Câmara. O favorito para suceder o deputado Arthir Lira (PP-AL) é Hugo, que é apoiado pelo próprio alagoano e reúne apoio que vai do PL ao PT.
Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios.

Henrique Vieira é ator, poeta, professor e pastor da Igreja Batista. Tem 37 anos e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele integrou a CPI que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro. Já foi vice-líder do governo e integrante de diversas comissões na Casa. É autor do Projeto de Lei 2753/24, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade de aulas de prevenção a abusos sexuais.

Marcel Van Hattem é formado em relações internacionais e tem especialização em direito, economia e democracia constitucional. Em março de 2018, filiou-se ao Partido Novo, legenda pela qual elegeu-se deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, com 349.855 votos, e foi reeleito em 2022. Ele é titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado
Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta,…
Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho
Entre as reivindicações estão uma taxa mínima de R$ 10 por corrida Entregadores que trabalham em plataformas digitais continuam mobilizados nesta terça-feira (1°) em diferentes cidades brasileiras contra a precarização e por melhores condições de trabalho. No Rio de Janeiro, participantes de uma manifestação na zona norte da cidade foram presos e autuados. Em São Paulo,…
DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade
Nova regulamentação visa reduzir crimes e desordens nas regiões administrativas, promovendo maior sensação de segurança Como estratégia para reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de segurança à população, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e da Secretaria de Governo (Segov),…