youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Mandato é de dois anos e, para ser eleito, o deputado precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257 deputados) ou ser o mais votado no segundo turno

eleição para presidente da Câmara dos Deputados está marcada para sábado (1º/2), às 16 horas, no plenário Ulysses Guimarães. Além da presidência, serão escolhidos os representantes dos demais cargos da Mesa Diretora: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257 deputados) ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e é realizada em cabines eletrônicas.

A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Depois, serão apurados os votos dos demais integrantes da Mesa, nesta ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários e quatro suplentes.

Quem são os candidatos?

Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) são os candidatos a presidente da Câmara. O favorito para suceder o deputado Arthir Lira (PP-AL) é Hugo, que é apoiado pelo próprio alagoano e reúne apoio que vai do PL ao PT.

Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. 

Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)(foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Henrique Vieira é ator, poeta, professor e pastor da Igreja Batista. Tem 37 anos e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele integrou a CPI que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro. Já foi vice-líder do governo e integrante de diversas comissões na Casa. É autor do Projeto de Lei 2753/24, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade de aulas de prevenção a abusos sexuais.

Deputado federal pastor Henrique Vieira
Deputado federal pastor Henrique Vieira(foto: Câmara dos Deputados/Divulgação)

Marcel Van Hattem é formado em relações internacionais e tem especialização em direito, economia e democracia constitucional. Em março de 2018, filiou-se ao Partido Novo, legenda pela qual elegeu-se deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, com 349.855 votos, e foi reeleito em 2022. Ele é titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul.

Deputado Marcel van Hattem (Novo-RS)
Deputado Marcel van Hattem (Novo-RS)

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado

    Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado

    Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta,…


  • Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho

    Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho

    Entre as reivindicações estão uma taxa mínima de R$ 10 por corrida Entregadores que trabalham em plataformas digitais continuam mobilizados nesta terça-feira (1°) em diferentes cidades brasileiras contra a precarização e por melhores condições de trabalho. No Rio de Janeiro, participantes de uma manifestação na zona norte da cidade foram presos e autuados. Em São Paulo,…


  • DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade

    DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade

    Nova regulamentação visa reduzir crimes e desordens nas regiões administrativas, promovendo maior sensação de segurança Como estratégia para reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de segurança à população, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e da Secretaria de Governo (Segov),…


Os comentários estão desativados.