Decisão reflete melhora nas condições climáticas e redução nos custos de geração de energia, afastando cobrança extra nas tarifas no início do próximo ano

O período mais longo de vigência da bandeira verde ocorreu entre abril de 2022 e julho de 2024, com retorno dessa classificação em dezembro de 2024 – (crédito: Divulgação ANEEL)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para janeiro de 2025 será verde, indicando que não haverá custo adicional nas contas de luz no próximo mês. Essa decisão é atribuída às condições favoráveis de geração de energia no país, resultando em custos mais baixos para a produção elétrica.
No segundo semestre de 2024, o Brasil enfrentou uma seca histórica que levou a Aneel a acionar a bandeira tarifária vermelha em setembro, algo que não ocorria há mais de três anos. Fatores como o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) foram determinantes para essa decisão. Atualmente, o PLD está no piso regulatório de R$ 61,07 por megawatt-hora (MWh) em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Banco Central, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro, destacou que a melhora nas condições climáticas influencia positivamente o acionamento da bandeira tarifária verde. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) monitora mensalmente o custo variável da produção de energia, considerando a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes de geração mais onerosas, como as termelétricas.
Desde a implementação em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias visa refletir os custos reais da geração de energia elétrica, sinalizando aos consumidores as condições do setor e incentivando o uso consciente da energia. Em 2024, o sistema registrou 61 acionamentos nas classificações amarela, vermelha 1, vermelha 2 e “escassez hídrica”. O período mais longo de vigência da bandeira verde ocorreu entre abril de 2022 e julho de 2024, com retorno dessa classificação em dezembro de 2024.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…
Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…
DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro
Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…