“Todos estão cansados do dólar, que se tornou uma ferramenta de influência, uma ferramenta para minar posições competitivas de países em diferentes regiões”, disse Lavrov
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quinta-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o principal promotor da criação de sistemas de pagamento alternativos ao dólar por parte do banco dos BRICS.
“Na cimeira dos BRICS, foi definida uma tarefa muito clara e até mesmo uma exigência foi apresentada – dar aos membros do BRICS e a outros países em desenvolvimento que cresceram econômica e financeiramente, dar-lhes quotas no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial que refletissem a sua peso económico real. Eles não querem, outra manifestação de como os Estados Unidos estão mutilando os seus próprios princípios de concorrência leal”, disse o chanceler russo à agência de notícias Sputnik e ao canal de TV Rossiya 24.
Ainda segundo ele, “todos já estão cansados do dólar, que se tornou uma ferramenta de influência, uma ferramenta para minar as posições competitivas legítimas de países em diferentes regiões e uma ferramenta para interferir nos assuntos internos e na mudança de regime”.
Na entrevista, Lavrov observou que os 27 países interessados estão “na fila para receber pelo menos o status de um Estado-parceiro do BRICS”. “É impossível aceitar rapidamente todos os interessados na associação”, explicou. “Vamos introduzir gradualmente a cultura do BRICS na política global”, ressaltou.
O grupo dos BRICS inclui atualmente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Após a cúpula dos Brics de 22 a 24 de agosto em Joanesburgo, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou a expansão do grupo. Em 1º de janeiro de 2024, os novos membros Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia ingressarão formalmente no BRICS. A Argentina também foi aceita como membro, mas o novo governo do presidente Javier Milei, um crítico dos BRICS, está atualmente a reconsiderar se Buenos Aires deverá ou não aderir ao grupo. A Rússia assumirá a presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro de 2024.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.