Quando nasceu Ceilândia, nasceu também sua Feira Central, no início dos anos 70, e de lá pra cá, muitas coisas mudaram, porém, a Feira Central de Ceilândia continua com a mesma proposta: ser a maior feira nordestina fora do nordeste e ainda com os melhores produtos com preços baixos.
A realidade vivida tanto pelos feirantes quanto pelos consumidores que frequentam a Feira Central de Ceilândia, demonstra que mudanças essenciais e estratégicas estão acontecendo no espaço. Com a chegada das festas de fim de ano, os administradores acreditam que as vendas devem melhorar e as mudanças ocorridas na infraestrutura do local irão contribuir para esse aumento.
REFORMAS
A atual administração realizou uma série de obras na parte externa e interna da feira, visando a melhoria da mobilidade no local e a construção de uma praça de alimentação. Um novo sistema de coleta de esgoto também foi implantado.
“O trabalho em conjunto entre feirantes e nossa administração possibilitou que enxergássemos os principais problemas da Feira”, disse o presidente da feira, Jonathan Araújo. A Feira Central é um ambiente que faz parte da cultura de Ceilândia, pode, em alguns momentos, ser considerada como o “cartão-postal de Ceilândia”.
ADMINISTRAÇÃO
Aos poucos a feira foi ganhando novo rumo, e sob a administração da atual diretoria algumas mudanças estão sendo feitas, visando, segundo o presidente da direção, a melhoria do espaço. “Nossa ideia é manter a Feira Central como um espaço de comércio e lazer. Por isso, estamos preocupados na infraestrutura do espaço para garantir boas condições aos clientes e aos feirantes”, explica Jonathan.
Nessa busca por melhorias, a feira recentemente passou por reformas, uma custeada pelo Governo do Distrito Federal e outra pela própria administração da feira. A administração também resolveu abrir o comércio para outros setores menos tradicionais, como é o caso de bancas voltadas a produtos para animais de estimação (petshop).
A feira possui 460 boxes, que comercializam inúmeras variedades de produtos, indo desde gêneros alimentícios a produtos de vestuários e utensílios. Essa constatação foi confirmada recentemente por Jonathan Araújo, que, em entrevista, disse que a Feira Central é “tipicamente uma feira nordestina”.
A feira possui uma vasta variedade de produtos, conforme pudemos constatar. É possível encontrar fruta e hortaliças; produtos de culinária, principalmente, produtos voltados à culinária nordestina; roupas adulto e infantil, como também artigos de moda íntima; diversos tipos de feijão, como feijão-verde, feijão de corda, fava, etc.; rapadura; mel de abelha; polvilho; tapioca; requeijão, uma variedade de peixes, como tambaqui, tucunaré, curimatã, sardinha, etc; utensílios domésticos, como é o caso de várias bancas especializadas em produtos de alumínio; entre outros produtos.
GASTRONOMIA
Outra característica da feira é o setor gastronômico. Para fazer jus ao título de “feira nordestina”, a culinária da região está presente em quase todas as bancas. “Aqui você encontra as principais comidas nordestinas: sarapatel, baião de dois, buchada de bode, mocotó, rabada e dobradinha”, lembra, que também ressaltou, como referência do espaço que ele preside, as bancas de tempero. “Todo tipo de tempero você encontra aqui”, afirma Jonthan
Durante nossa visita aos produtos voltados ao gênero alimentício, o presidente fez questão de sempre destacar que ali se vende produtos frescos e de qualidade. “A verdura vem direto do campo, é tudo fresquinho”, disse o feirante Francisco ao apresentar sua banca de verduras e hortaliças.
SORTEIO
Jonathan Araújo falou além dos excelentes produtos e marcas, atendimento de excelência e os melhores preços. O presidente afirmou ainda que nas compras acima de 100.00 (cem reais), alguns Boxes vão promover sortear de duas Motos e uma TV de 55p Led
“Sem dúvida, o que estamos fazendo será fundamental para a melhoria das vendas neste final de ano. Por isso, gostaria de aproveitar e convidar toda a população do DF e do Entorno para vir à Feira Central conhecer e adquirir nossos produtos”, diz o presidente.
A Feira Central de Ceilândia está localizada na CNM 02, região central de Ceilândia. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas pelo telefone 3372-0381.
Por: Ceilândia em Alerta.