youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Eles dão os nomes que eles quiserem para o lado deles, mas o que interessa é que são projetos que o Brasil definiu e que serão aceitos ou não”, disse

O assessor especial de Lula, Celso Amorim - 5/12/2022
O assessor especial de Lula, Celso Amorim – 5/12/2022 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, o ex-chanceler Celso Amorim, destacou que o governo brasileiro pretende elevar a relação com a China a um novo patamar, sem a necessidade de assinar um “contrato de adesão” à Nova Rota da Seda. Em entrevista ao jornal O Globo, Amorim se posicionou sobre a participação do Brasil no programa trilionário de investimentos chineses, conhecido como Nova Rota da Seda ou Iniciativa Cinturão e Rota, que já conta com a adesão de cerca de 150 países em desenvolvimento por meio de memorandos de entendimento.

“A palavra-chave é ‘sinergia’. Não é assinar embaixo, como uma apólice de seguro. Não estamos entrando em um tratado de adesão. É uma negociação de sinergias”, enfatizou Amorim, sinalizando que o Brasil não deve aderir formalmente ao programa chinês. 

“Eles (os chineses) falam sobre cinturão, mas não é uma questão de aderir. Eles dão os nomes que eles quiserem para o lado deles, mas o que interessa é que são projetos que o Brasil definiu e que serão aceitos ou não”, completou

Amorim participou recentemente de uma missão à China, onde se preparou para a visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, marcada para o próximo mês, durante a cúpula de líderes do G20 no Rio de Janeiro. Ele ressaltou que os projetos em discussão entre Brasil e China podem ser estendidos a outras nações sul-americanas e abranger diversas áreas, como energia solar e veículos híbridos ou elétricos.

“O avanço dessa parceria deve se dar sob a perspectiva econômica e geopolítica. Estamos colaborando por um plano de paz para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia”, declarou Amorim, reafirmando a visão do Brasil em diversificar suas relações internacionais.

Contudo, a representante de Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, alertou em evento recente em São Paulo sobre a necessidade de cautela do Brasil em relação à adesão à Nova Rota da Seda, provocando a indignação de Pequim. Em resposta, a Embaixada da China em Brasília emitiu uma nota afirmando que a recomendação de Tai “carece de respeito ao Brasil, um país soberano”, e ressaltou que a cooperação sino-brasileira é “igualitária e mutuamente benéfica”.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.