youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Eu quero tirar do papel esse acordo”, afirmou o presidente da República

Luiz Inácio Lula da SilvaLuiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (27) que dificilmente o acordo entre Mercosul e União Europeia sairá se não for “agora”, durante os mandatos dele e do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que também acumula o cargo de presidente da União Europeia e é favorável ao tratado.

“Temos que fazer enquanto eu sou presidente do Mercosul e ele é presidente da União Europeia. Se nós dois, que somos amigos, não fizermos um esforço muito grande, acho que não sairá. Eu quero tirar do papel esse acordo”, afirmou durante café da manhã com jornalistas, em Brasília (DF).

O acordo entre Mercosul e União Europeia vem sendo negociado desde 1999. O documento, construído até 2019, prevê a abertura de licitações para empresas estrangeiras em condição de igualdade com as locais. O Brasil não recebeu positivamente a proposta. 

Em maio, a UE fez novas exigências, como a redução do desmatamento no Brasil. O governo brasileiro vem pedindo equilíbrio nas concessões. Por exemplo: se os europeus proibirem a importação de um produto que teve origem em área desmatada, eles terão de abrir seu mercado para outro item exportado pelo Brasil. Lula, seus aliados e políticos de países da UE ainda tentam um consenso. 

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.