youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Chegada da missão da ONU no país, nesta segunda, e a proximidade das cúpulas da APEC e COP-25 provocam uma tentativa do governo de retomar estabilidade do país. Mas manifestantes não aceitam

De Santiago, Chile

Jornal GGN – O Chile segue em mobilização. Apesar dos esforços do presidente Sebástian Piñera e dos meios de comunicação em instalar um clima de volta à normalidade, com o discurso do mandatário colocando fim ao toque de recolher e ao Estado de Exceção no país, os protestos seguem e a população acusa o governo de forjar estabilidade pela chegada da missão da ONU no país, nesta segunda-feira (28), e a proximidade das cúpulas da APEC e COP-25.

Ambos eventos colocam o país no centro dos debates internacionais, com a chegada de presidentes e lideranças políticas de todo o mundo. As reuniões da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) ocorrem em três semanas e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP25) no início de dezembro. Apesar da maior crise política e social desde a redemocratização do Chile, o país mantém as duas cúpulas na agenda e Piñera não pretende abrir mão de receber o protagonismo de sediar os eventos. Para isso, correrá contra o tempo para obter até lá a estabilidade do país.

Entra neste cenário o aumento dos casos de violações aos direitos humanos contra manifestantes nos últimos dias. Segundo dados cruzados entre as divulgações do Ministério do Interior, o Colégio Médico, o Ministério Público do país, o Instituto de Direitos Humanos, divulgações dos próprios hospitais e clínicas, e casos denunciados pela imprensa, até a última sexta-feira (25), há uma contabilização de 25 pessoas mortas, 65 denúncias de tortura, 15 denúncias por violência sexual, mais de 400 feridos por armas de fogo, mais de 5 mil presos e cerca de 100 pessoas que perderam a visão.

Por Patricia Faermann

Siga nossas redes sociais Site:

https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: http://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/jeovarodriguespt13