Com mais 42 registros de agrotóxicos aprovados pelo Ministério da Agricultura, o Brasil atinge a marca de 239 pesticidas em apenas seis meses. Os novos exemplares são de fabricantes como o Dow Agrosciences, a Bayer e a Syngenta.
– Atualizando o absurdo: Governo Bolsonaro amplia recorde nefasto e libera 169 agrotóxicos
– Bicarbonato de sódio pode te salvar de agrotóxicos? Especialistas analisam estudo dos EUA
O sinal verde consta no Diário Oficial da União desde segunda-feira (24). De acordo com a pasta, os exemplares possuem um ingrediente ativo novo – o produto técnico. O resto conta com substâncias não menos nocivas, mas já disponíveis no mercado brasileiro.
Por exemplo, a Dow desenvolveu um produto técnico à base de Florpirauxifen-benzil, que ainda depende de aprovação para chegar ao mercado agricultor. Da lista completa, 29 agrotóxicos levam princípios ativos já presentes no Brasil.
A entrada de pesticidas no país é alvo recorrente de protestos de ambientalistas. Eles citam, entre outras coisas, a presença de itens banidos pela União Europeia e definidos como “muito perigosos para o meio ambiente”.
“Não há produtos novos ou que nunca tinham sido liberados antes, com exceção de um, mas há muitas combinações novas, que podem ter efeitos diferentes e que ainda não foram estudadas. A patente é quebrada e outras indústrias passam a produzir”, explica ao jornal O Globo Marina Lacôrte, engenheira agrônoma e porta-voz do Greenpeace.
– Mais de 1 veneno por dia: Governo Bolsonaro libera 166 agrotóxicos em 4 meses
A nova leva liberada pela gestão de Jair Bolsonaro e Tereza Cristina, ministra da Agricultura, possui 14 produtos extremamente tóxicos à saúde humana, 4 altamente tóxicos, 16 medianamente tóxicos e 8 pouco tóxicos.
Em sua defesa, o Ministério da Agricultura cita ‘desburocratização’ como justificativa para o nível recorde de aprovações. “Nos próximos meses, mais seis ingredientes ativos hoje comercializados por apenas uma empresa também devem ter genéricos registrados”, complementou.
Siga nossas redes sociais Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: http://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5
Página pessoal: htt ps://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/jeovarodriguespt13p
https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriberookok.7..loonoo