youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O grupo de trabalho vai se reunir semanalmente e tem 90 dias para apresentar versão atualizada do plano de enfrentamento à dengue

Nesta segunda-feira (27/5), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) criou um grupo de trabalho para revisar e atualizar o plano de enfrentamento à dengue e outras arbovirores. A medida foi estabelecida no Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda, data em que o DF já soma 365 mortes por dengue apenas em 2024.

A equipe, formada por representantes de diversas diretorias da saúde, irá se reunir semanalmente. Caso haja necessidade, encontros extraordinários podem ser convocados.

O grupo de trabalho terá 90 dias para apresentar versão atualizada do plano de enfrentamento. Além da dengue, zika e chikungunya serão alvos de estudo da equipe.

Dengue no DF

De acordo com último o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), este ano, já foram registradas 365 mortes por dengue. No mesmo período, foram 260,3 mil casos prováveis.Play Video

Em relação às mortes, 101 idosos com 80 anos ou mais morreram pela doença este ano. O número representa 27,6% do total. A faixa etária de 70 a 79 anos aparece em segundo lugar, com a maior quantidade de mortes, somando 78 em 2024.

Em seguida, aparecem os grupos de 60 a 69 anos e de 50 a 59 anos, com 54 e 48 óbitos por dengue, respectivamente. Crianças de até 9 anos somam sete mortes.

Mortes por dengue no país

Segundo o Ministério da Saúde, o país já chegou a 3 mil mortes por dengue este ano. No mesmo período de 20 semanas do ano passado, o Brasil registrou 867 mortes. Em 2024, nenhum intervalo de sete dias teve menos casos de dengue na comparação com o ano anterior – que, até então, era o recordista em quantidade de infecções.

Neste cenário, o DF é a terceira unidade da federação com a maior quantidade de mortes. A capital do país fica atrás apenas de São Paulo, que soma 780 mortes; e Minas Gerais, que tem 501.

DF já teve uma morte por dengue ao ano. Em 2024, são 109. O que houve?

A capital federal, proporcionalmente, tem o maior índice de casos do país. Nenhum estado do Norte ou do Nordeste teve mais de 10 óbitos confirmados neste ano.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.